Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0141 - Arte e Literatura Infanto-Juvenil: Uma Visão Interdisciplinar
Art and Literature for Children: an Interdisciplinary Approach

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Analisar as interfaces possíveis entre imagem e texto na construção narrativa, particularmente focando nas publicações de livros ilustrados, voltados ao público infanto-juvenil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93119 - Katia Canton Monteiro
 
Programa Resumido
Propostas de diálogo entre imagem e texto; interdisciplinaridade entre arte e literatura no momento contemporâneo; livros ilustrados e seus públicos; livros de arte para crianças, famílias e escolas como formas de mediação; estudos de casos: livros produzidos por instituições; análise e discussões a partir de livros de arte escolhidos em classe; artistas contemporâneos e suas criações no âmbito da ilustração; estudos de casos e depoimentos de artistas; contos de fadas, fábulas e literatura fantástica como base narrativa para a criação de imagens; estudos de casos: análise de livros ilustrados com base nessas narrativas; livros de poesia e arte para crianças e jovens; a literatura baseada na arte e suas possibilidades de atuação educativa; criação, em grupos, de projeto de livro com imagens.
 
 
 
Programa
CONTEÚDO:
Aulas expositivas:
- quando a arte conta histórias: propostas de diálogo entre imagem e texto;
- projetos interdisciplinares de arte e literatura no momento contemporâneo;
- livros ilustrados e seus públicos;
- livros de arte para crianças, famílias e escolas como formas de mediação;
- estudos de casos: livros produzidos por instituições como MoMA (Nova York), Museu Reina Sofia (Madrid), Georges Pompidou (Paris), Tate Modern (Londres);
- análise e discussões a partir de livros de arte escolhidos em classe;
- artistas contemporâneos e suas criações no âmbito da ilustração;
- estudos de casos e depoimentos de artistas: Leda Catunda, Sandra Cinto, Luiz Hermano, Dudi Maia Rosa, Fernando Vilela, Renata Pedrosa, Beth Moysés, entre outros;
- contos de fadas, fábulas e literatura fantástica como base narrativa para a criação de imagens;
- estudos de casos: análise de livros ilustrados com base nessas narrativas;
- livros de poesia e arte para crianças e jovens;
- a literatura baseada na arte e suas possibilidades de atuação educativa.

Criação de projeto arte/texto:
- alunos são orientados a criar em grupos um projeto de livro com imagens, que podem partir de textos ou obras de arte pré-existentes, desenvolvendo então sua complementação na criação de um projeto visual e literário.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de participação e aproveitamento.
Critério
- participação em aula;
- leitura e fichamento de textos;
- trabalho final: o projeto visual/literário.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
ARIÉS, Philippe. A História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BARBOSA, Ana Mãe. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte editora, 1998.
BARTHES, Roland. Image, Music, Text. New York: Hill and Wang, 1998.
______. O Prazer do Texto. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
______. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BLAKE, Quentin. Magical Pencil: Children´s Books Illustration Today. London: The British Library, 2003.
CANTON, Katia. The Fairy Tale Revisited. 2 ed. New York: Peter Lang, 1994, 1996.
______. E o Principe Dançou: o conto de fadas, da tradição oral a dança contemporânea. São Paulo: Ática, 1994.
______. Arte Conta Histórias. São Paulo: DCL, 1996/1997. (coleção)
______. Trem da História – uma viagem pelo mundo da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______. Espelho de Artista – auto-retrato. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
______. Bicho de Artista. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
______. Mesa de Artista – natureza morta. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 16.ed. SP: Ática, 2006.
JACOBY, Sissa (org.). A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.
KHÈDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. SP: Ática, 1986.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias. 6.ed.. São Paulo: Ática, 2006.
LINS, Guto. Livro Infantil? Projeto Gráfico, Metodologia, Subjetividade. São Paulo: Rosari, 2003.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para MAK0141

Clique para consultar o oferecimento para MAK0141

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP