Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0142 - Laboratório de Arte Moderna no Acervo do MAC
Laboratory of Modern Art in MAC's Collection

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2011 Desativação:

Objetivos
A disciplina pretende ser um exercício de leitura e análise de obras modernistas do acervo do Museu de Arte Contemporânea, em que estas servirão de ponto de partida para a discussão mais ampla sobre o Modernismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
263946 - Ana Gonçalves Magalhães
 
Programa Resumido
Abordagem de questões seminais relativas à arte moderna e à noção de modernismo a partir da análise de 15 obras modernistas do acervo do MAC.
 
 
 
Programa
A disciplina será ministrada a partir do contato direto com 15 obras modernistas do acervo do MAC, isto é, a primeira parte da aula sempre será no espaço expositivo do Museu (as obras selecionadas estarão preferencialmente em exposição), seguido de análise da obra, seu contexto de produção, circulação e recepção. Na segunda parte da aula desenvolveremos as questões que norteiam a noção de modernismo que emergirem a partir da análise das obras.
Abordaremos os seguintes aspectos e conceitos:
- Modernismo e Arte Moderna;
- Vanguardas históricas: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Construtivismo;
- O ambiente do chamado “Retorno à Ordem”;
- Abstracionismo e Figurativismo;
- Arte Concreta;
- Institucionalização da arte moderna;
- Crítica de arte moderna;
- Teorias de análise formal da obra de arte;
- Arte e Política;
- Noções de centro e periferia e avaliação crítica do conceito de influência artística.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Um seminário (o calendário de seminários será definido na primeira aula);
Uma prova.
Critério
O seminário equivalerá a 40% e a prova a 60% da composição da nota final.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo: Perspectiva, 1970.
______ (Org.). Desenhos de Di Cavalcanti na coleção do MAC. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1985.
______. Perfil de um acervo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo: Ex Libris, 1988.
______. “Do MAM ao MAC: a história de uma coleção”. In: Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e ensaios (1980-2005), vol. 2: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2006.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.
______. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). MAC: Catálogo geral das obras, 1963-1991. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992.
BARR, Alfred. Que é a pintura moderna? Nova York: The Museum of Moderna Art, 1953 (em colaboração com o MAMSP e o MAMRJ).
BAUDELAIRE, Charles. "O pintor da vida moderna" [I e IV]. In: Lichtenstein, Jacqueline. A pintura: Textos essenciais, vol. 4: O belo. São Paulo: Editora 34, 2004, pp. 121-129.
CHIPP, Herschel Browning. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
CLARK, T. J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
FABRIS, Annateresa. “Figuras do moderno (possível)”. In: Da antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950. São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp. 41-51. (Catálogo de exposição)
______. "Um 'fogo de palha aceso': considerações sobre o primeiro momento do Museu de Arte Moderna de São Paulo". In: MAM 60. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008, pp. 14-89. (Catálogo de exposição)
FOSTER, Hal et al. Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2004.
FRY, Roger. Cézanne: A Study of his development. Chicago: University of Chicago Press, 1989 (1a. edição 1927).
GIBSON, Anne. "Avant-Garde". In: Nelson, Robert S. & Shiff, Richard (Orgs.). Critical terms for Art History. Chicago: Chicago University Press, 1996, pp. 156-169.
GREENBERG, Clement. Art and culture: Critical essays. Boston: Beacon Press, 1961.
HARRISON, Charles et al. Arte Moderna: Práticas e debates (vols. 2, 3 e 4). São Paulo: CosacNaify, 1998.
______. Primitivismo, Cubismo, Abstração: Começo do século XX (Coleção Arte Moderna: Prática e Debates) (capítulos 1 e 2). São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
HARRISON, Charles. "Modernism". In: Nelson, Robert S. & Shiff, Richard (Orgs.). Critical terms for Art History. Chicago: Chicago University Press, 1996, pp. 142-155.
MILLIET, Maria Alice (Org.). As Bienais no acervo do MAC: 1951-1985, out-dez 1987. São Paulo: Universidade de São Paulo – MAC, 1987. (Catálogo de exposição)
READ, Herbert. Escultura moderna: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Uma História da pintura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SCHAPIRO, Meyer. A Arte Moderna: Séculos XIX e XX: Ensaios escolhidos. São Paulo: Edusp, 1996.
SULLIVAN, Edward (Org.). Latin American art in the twentieth century. Londres: Phaidon Press, 1996.
ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.
______. Exposição - homenagem a Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), jun-jul 1977. São Paulo: MAC-USP, 1977. (Catálogo de exposição)
 

Clique para consultar os requisitos para MAK0142

Clique para consultar o oferecimento para MAK0142

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP