- Apresentar obras e autores fundamentais à constituição de um projeto moderno e nacional no campo da arquitetura no Brasil, a partir da análise das construções constituintes dos seus períodos de formação, afirmação e síntese: do edifício do Ministério da Educação e Saúde (1936), no Rio de Janeiro, a Brasília (1957/1962). - Apontar para o esgotamento da gramática formal manipulada pelos arquitetos radicados no Rio de Janeiro e para a consequente mudança de centro da produção da arquitetura nacional, com a afirmação da Escola Paulista; - Analisar a crise de sentido da arquitetura moderna, no contexto brasileiro e internacional a partir do final da década de 1960, assim como o ressurgimento de determinadas postulações modernas no Brasil, majoritariamente em São Paulo, a partir da década de 1990; - Apresentar exemplares da arquitetura contemporânea que ilustram a continuidade e a ruptura com determinadas convicções que caracterizam a arquitetura moderna no Brasil; - Situar as produções moderna e contemporânea da arquitetura brasileira no contexto internacional.
Análise crítica da formação, estabelecimento, crise e retomada da arquitetura moderna no Brasil, a partir da reflexão sobre suas principais obras e autores.
Serão abordados os seguintes temas e períodos da arquitetura moderna e seus desdobramentos na arquitetura contemporânea: - A contradição entre modernidade e identidade nacional; - Gregori Warchavchik: as vanguardas construtivas como aparência; - Le Corbusier e a América do Sul; - Le Corbusier e a Sede do Ministério da Educação e Saúde; - Lucio Costa e a síntese entre modernidade e tradição; - Oscar Niemeyer e o conjunto arquitetônico da Pampulha; - Arquitetura Moderna e urbanismo espontâneo; - Brasília e a construção da utopia; - Escola Paulista: as obras de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha; - A crítica ao Moderno e o retorno à História; - O Moderno, a crise da forma e a cidade contemporânea; - Arquitetura do espetáculo: dos “Grand Travaux” na França ao “Efeito Bilbao”; - Arquitetura Contemporânea no contexto periférico. Metodologia: Os temas serão apresentados e analisados criticamente em aulas expositivas temáticas e modulares, a partir de uma leitura cronológica das obras. Leitura programada de textos previamente determinados, integrantes da bibliografia. A disciplina contará com aulas externas, destinadas à visitação in loco de parte das obras apresentadas, tais como: Edifício Copan, Conjunto Nacional, Museu Brasileiro da Escultura, Sesc Pompeia, Praça das Artes e o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera, no qual inclui-se a sede do MAC USP.
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