Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática Aplicada
 
Disciplina: MAP0151 - Cálculo Numérico e Aplicações
Numeral calculus and applications

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Dar uma introdução ao Cálculo Numérico, exemplificando a resolução de problemas numéricos em computadores. Dar uma introdução a modelos matemáticos. Desenvolver fora do horário de aula, algum projeto relacionando o conteúdo da disciplina com o conteúdo do ensino básico. Desenvolver, vinculadas ao crédito trabalho, atividades de Prática como Componente Curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92362 - Sergio Muniz Oliva Filho
 
Programa Resumido
1. Modelos matemáticos; exemplos; caso discreto e contínuo. 2. Modelos lineares (matriciais). 3. Ajustes de tabelas e curvas; exemplos; o método dos mínimos quadrados. 4. Tabelas de diferença e problemas de interpolação polinomial; exemplos de aplicação. 5. O método de Monte Carlo para aproximação de integrais; comparação com os métodos clássicos de trapézios e Simpson. 6. Problemas de determinar raiz k-ésima de n e raízes de polinômios. Aproximações sucessivas. Exemplos. 7. Aplicações: uso de máquinas de calcular.
 
 
 
Programa
1. Modelos matemáticos; exemplos; caso discreto e contínuo. 2. Modelos lineares (matriciais). 3. Ajustes de tabelas e curvas; exemplos; o método dos mínimos quadrados. 4. Tabelas de diferença e problemas de interpolação polinomial; exemplos de aplicação. 5. O método de Monte Carlo para aproximação de integrais; comparação com os métodos clássicos de trapézios e Simpson. 6. Problemas de determinar raiz k-ésima de n e raízes de polinômios. Aproximações sucessivas. Exemplos. 7. Aplicações: uso de máquinas de calcular. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, como os conteúdos que estão sendo estudados na Universidade podem ser tratados na Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e de exercícios.
Critério
O aluno deve ser aprovado tanto nas atividades relacionadas ao conteúdo matemático como nas atividades relacionadas à Prática como Componente Curricular. Neste caso, a média final é a média ponderada das duas notas obtidas anteriormente.
Norma de Recuperação
Média ponderada de provas, exercícios e projeto maior ou igual a cinco.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: A.F.P. de C. Humes, I.S.H. de Melo, L.K.Yoshioda, W.T. Martins, NOÇÕES DE CÁLCULO NUMÉRICO, McGraw-Hill do Brasil, 1984 V. Ruas de Barros Santos, CURSO DE CÁLCULO NUMÉRICO, Livro Técnico, Rio de Janeiro, 1972 B. Carnahan, H.A. Luther, APPLIED NUMERICAL METHODS, John Wiley Notas de aula do Departamento.
 

Clique para consultar os requisitos para MAP0151

Clique para consultar o oferecimento para MAP0151

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP