Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática Aplicada
 
Disciplina: MAP2001 - Matemática, Arquitetura e Design
Mathematics, Architecture and Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Dar oportunidade de uma experiência de trabalho interdisciplinar aos estudantes dos cursos do IME e dos cursos da FAU, por meio de projetos de cunho artístico, prático ou educativo que explorem conceitos na confluência das três áreas: Matemática, Arquitetura e Design. Oferecer aos estudantes do IME uma vivência de cunho prático e experimental inspirada em conceitos matemáticos e, concomitantemente, oferecer aos estudantes da FAU a oportunidade de usar a matemática como elemento de inspiração propiciando um novo olhar sobre esta área.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina é centrada no estudante que individualmente e em grupo propõe temas e projetos a serem desenvolvidos. O trabalho final é constituído por um ou mais objetos concretos que será desenvolvido ao longo do semestre letivo num grupo de trabalho necessariamente interdisciplinar. O conteúdo que será explorado depende, portanto, dos interesses do aluno, de sua bagagem inicial e da dinâmica do grupo de trabalho ao qual pertencer.
 
 
 
Programa
‘Matemática, Arquitetura e Design’ tem seu conteúdo centrado no aluno que é o propositor do trabalho a ser desenvolvido. Num primeiro momento cada estudante faz uma prospecção acerca de seus interesses pessoais trazendo assuntos e imagens que indiquem possibilidades para um futuro projeto. A única exigência é que o estudante consiga identificar nas suas sugestões um amálgama das três áreas: arquitetura, design e matemática. Mais tarde, serão formadas equipes em torno de um projeto específico a ser desenvolvido ao longo do semestre. Seminários e apresentações marcam o ritmo esperado no desdobramento das atividades mas a dinâmica dos grupos e a maneira de integrar as habilidades individuais são determinadas pelos estudantes ao longo do processo.As aulas acontecem no LAME (Laboratório de Modelos e Ensaios da FAU) e os estudantes são incentivados desde o início a entrar em contato com materiais, ferramentas e maquinário que serão utilizados no desenvolvimento do projeto. A concretização do projeto (usualmente um ou mais objetos) será apresentada ao final do semestre pelo grupo, numa pequena exposição, e será acompanhada de um pôster onde constarão um relato sobre a dinâmica do trabalho que foi desenvolvido e uma exposição sobre os conteúdos matemáticos presentes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões de acompanhamento, seminário de encerramento e exposição.
Critério
Análise do engajamento, do aprofundamento e do resultado final dos projetos.
Norma de Recuperação
Não há recuperação para esta disciplina.
 
Bibliografia
     
[1] Site da Matemateca: http://matemateca.ime.usp.br
[2] Banco de ideias para a Matemateca (em elaboração)
[3] H. M. Cundy and A. P. Rollett, Mathematical Models, 3ed, Ed. Tarquin, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para MAP2001

Clique para consultar o oferecimento para MAP2001

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP