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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática Aplicada
 
Disciplina: MAP2419 - Introdução ao Trabalho de Formatura
Introduction to graduation project

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 135 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Expor o estudante aos principais fundamentos práticos, conceituais e éticos para a
elaboração de um texto acadêmico e, em específico, um trabalho de formatura. Vivenciar,
na prática, a propositura e a comunicação, interna e externa, de um projeto de trabalho de
formatura.
 
 
 
Programa Resumido
Orientações gerais sobre trabalhos de formatura. Conceitos básicos de escrita em processadores de texto mais usados. Estrutura de projetos e de trabalhos de formatura.
Exemplos envolvendo áreas diferentes. Referências bibliográficas. Ética. Gestão de Dados.
Elaboração de um projeto de trabalho de formatura, com orientador. Criação de material de
divulgação do projeto para público externo à USP.
 
 
 
Programa
1. Orientação Geral. Temas e orientadores.
2. Conceitos básicos de LaTeX e o modelo do IME. Conceitos básicos de escrita em
Word.
3. Referências bibliográficas. Ferramentas de busca, formas de citação e organização
de referências.
4. Estrutura básica de projetos: formas usuais. Discussão de exemplos em áreas
diferentes: matemática, computação, estatística, biológicas, engenharias, e outras.
5. Ética, propriedade intelectual, autoria e plágio. O uso de inteligência artificial.
6. Plano de gestão de dados.
7. Métodos estatísticos básicos usados em trabalhos de formatura. Erros comuns.
8. Elaboração de um projeto de trabalho de formatura com um orientador.
9. Elaboração de material de divulgação do projeto para público externo à USP.
10. Apresentação e discussão dos projetos e das peças de divulgação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O ministrante e o orientador do estudante avaliarão o projeto de trabalho de formatura elaborado pelo estudante e o material de divulgação gerado sobre o projeto.
Critério
A nota final será uma média que levará em conta a clareza, a profundidade e a viabilidade do projeto em sua área e, de outra parte, a clareza e a acessibilidade do material de divulgação a um público amplo.
Norma de Recuperação
Reavaliação do projeto e/ou do material de comunicação, incorporando as modificações discutidas no processo da 1a avaliação.
 
Bibliografia
     
- Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.
- Botelho, Joacy Machado, and Vilma Aparecida Gimenes CRUZ. Metodologia
científica. São Paulo: Pierson Education do Brasil, 2013.
- Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb, and Joseph M. Williams. The craft of
research. University of Chicago press, 2009.

- Nelson Lago, Jesús P. Mena Chalco. Modelo de trabalho acadêmico do IME-USP.
Universidade de São Paulo, 2018. Repositório:
https://gitlab.com/ccsl-usp/modelo-latex/
- Pró-Reitoria de Pesquisa Universidade de São Paulo. Guia de Boas Práticas
Científicas. 2023. Disponível em:
https://www.ime.usp.br/media/pesquisa/guia_boas_praticas-2ed.pdf . Acesso em: 8
de Julho 2024.
- FAPESP. Código de boas práticas científicas. 2014. Disponível em:
https://fapesp.br/boaspraticas/ . Acesso em: 8 de Julho 2024.
- FUNARO, Vânia Martins Bueno de Oliveira; AGUIAR, Giseli Adornato de; LAET, Maria Aparecida.
Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 5.ed . ( Cadernos de
Estudos Diretrizes, 9 – parte 1 ). Universidade de São Paulo. Agência de Bibliotecas e Coleções
Digitais da USP, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/9786598386221 Disponível em:
www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1353 . Acesso em 25 julho. 2024
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos do ensino médio, professores, profissionais de diversas áreas ligadas a Gestão, Ciência e Tecnologia.
Objetivos da atividade
Produção de textos e vídeos para divulgação da Matemática em que tanto aspectos como a pesquisa em matemática aplicada a diversas áreas quanto aspectos relacionados a resultados obtidos sejam explorados e divulgados na internet para os diversos públicos-alvo.
Descrição da atividade
Os estudantes devem produzir material passível de ser disponibilizado na internet (monografia ou um vídeo, por exemplo) para diversos públicos-alvo. Os textos e vídeos produzidos para esse efeito serão classificados conforme o público-alvo indicado e disponibilizados na internet através de canais institucionais. Indicadores de avaliação da atividade: A curto prazo: Qualidade do material produzido. A longo prazo: Número de acessos aos conteúdos disponibilizados / Comentários e avaliações dos visitantes aos conteúdos divulgados.
Indicadores de avaliação da atividade
A curto prazo: Qualidade do material produzido. A longo prazo: Número de acessos aos conteúdos disponibilizados / Comentários e avaliações dos visitantes aos conteúdos divulgados.

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