Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Instituto de Matemática e Estatística
Matemática
Disciplina: MAT0230 - Geometria e Desenho Geométrico I
Geometry and Geometric Drawing I
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2018
Desativação:
Objetivos
Examinar a Geometria Elementar de um ponto de vista mais preciso e crítico do que a abordagem usual na escola secundária, destacando seu papel no desenvolvimento histórico da Matemática. Promover o desenvolvimento do raciocínio dedutivo e da habilidade e sensibilidade para resolução de problemas geométricos. Estudar, os procedimentos utilizados nas construções geométricas com régua e compasso, questionando e justificando sua validade. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular.
Docente(s) Responsável(eis)
441600 - Barbara Corominas Valério
Programa Resumido
Postulados de Incidência; ordem; separação e congruência; posição relativa de retas e planos. Triângulos: congruência e desigualdades geométricas. Perpendicularismo. Postulado das Paralelas: o papel da sua independência no desenvolvimento histórico da Geometria. Semelhanças. Polígonos: estudo especial dos quadriláteros. Circunferência. Construções geométricas: o método dos lugares geométricos. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, fazer com que o estudante reflita sobre a prática profissional relacionando conteúdos estudados na disciplina com temas e ideias da Educação Básica.
Programa
Postulados de Incidência; ordem; separação e congruência; posição relativa de retas e planos. Triângulos: congruência e desigualdades geométricas. Perpendicularismo. Postulado das Paralelas: o papel da sua independência no desenvolvimento histórico da Geometria. Semelhanças. Polígonos: estudo especial dos quadriláteros. Circunferência. Construções geométricas: o método dos lugares geométricos. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno momentos de reflexão sobre a prática profissional, buscando relações não só entre teoria e prática, mas também nuances de como conteúdos e competências estudados e/ou adquiridos na Universidade podem modificar a visão e consequentemente a vivência cotidiana de um professor da Educação Básica.
Avaliação
Método
Aula teórica e de exercício.
Critério
O aluno deve ser aprovado tanto nas atividades relacionadas ao conteúdo matemático como nas atividades relacionadas à Prática como Componente Curricular. Neste caso, a média final é a média ponderada das duas notas obtidas anteriormente.
Norma de Recuperação
Cada docente (ou equipe), deverá decidir qual o peso p onde 1<=p<=4. A média final, será média ponderada da nota do semestre com a da recuperação com o peso acima.
Bibliografia
E.E. Moise, Elementary Geometry from and Advanced Standpoint, 2nd. Ed., Addison-Wesley, 1971; E.E. Moise & F.L. Downs, Geometria Moderna, 2 vols., Edgard Blücher, São Paulo, 1971; A.V. Pogorelov, Geometria Elementar, Mir, Moscou, 1974; Th. Caronet, Exercices de Geometrie, 6 ed., Librairie Vuibert, Paris, 1952; M.J. Greenberg, Euclidean and Non-Euclidean Geometry - Development and History, W.H. Freeman, 1974; H. Eves, A Survey of Geometry, revised ed., Allyn & Bacon, 1972; J. Petersen, Construções Geométricas, 4 ed., Nobel, 1971; F.G.M., Exercices de Géométrie - Cours de Mathématiques Elementaires, Marsin A. Manme & Fils, 1907; R. Ramalho, Construções Geométricas com Régua e Compasso, UFPe, CECINE, 1984; C.R. Wylie Jr., Foundations of Geometry, McGraw-Hill, 1964; B. Castrucci, Lições de Geometria Plana, 6 ed., Nobel, 1976; E.Q.F. Resende & M.L.B. Queiroz, Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2000; M. M. Lindquist; A.P. Shulte (Orgs.) Ensinado e Aprendendo Geometria. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994; C. A. dos Santos & A. M.Nacarato, Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. Coleção Tendências em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica Ed., 2014; Artigos da RPM e da Educação Matemática em Revista - EMR - pertinentes aos temas estudados.
Clique para consultar os requisitos para MAT0230
Clique para consultar o oferecimento para MAT0230
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP