Examinar a Geometria Elementar de um ponto de vista mais preciso e crítico do que a abordagem usual na escola secundária, destacando seu papel no desenvolvimento histórico da Matemática. Promover o desenvolvimento do raciocínio dedutivo e da habilidade e sensibilidade para resolução de problemas geométricos. Estudar, os procedimentos utilizados nas construções geométricas com régua e compasso, questionando e justificando sua validade. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular e Atividades Extensionistas Curricularizadas.
Postulados de Incidência; ordem; separação e congruência; posição relativa de retas e planos. Triângulos: congruência e desigualdades geométricas. Perpendicularismo. Postulado das Paralelas: o papel da sua independência no desenvolvimento histórico da Geometria. Semelhanças. Polígonos: estudo especial dos quadriláteros. Circunferência. Construções geométricas: o método dos lugares geométricos. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, fazer com que o estudante reflita sobre a prática profissional relacionando conteúdos estudados na disciplina com temas e ideias da Educação Básica. Exposição e publicação dos trabalhos desenvolvidos nas práticas como componente curricular em plataformas e eventos voltados para professores da educação básica.
Postulados de Incidência; ordem; separação e congruência; posição relativa de retas e planos. Triângulos: congruência e desigualdades geométricas. Perpendicularismo. Postulado das Paralelas: o papel da sua independência no desenvolvimento histórico da Geometria. Semelhanças. Polígonos: estudo especial dos quadriláteros. Circunferência. Construções geométricas: o método dos lugares geométricos. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno momentos de reflexão sobre a prática profissional, buscando relações não só entre teoria e prática, mas também nuances de como conteúdos e competências estudados e/ou adquiridos na Universidade podem modificar a visão e consequentemente a vivência cotidiana de um professor da Educação Básica. Exposição e publicação dos trabalhos desenvolvidos nas práticas como componente curricular em plataformas e eventos voltados para professores da educação básica.
E.E. Moise, Elementary Geometry from and Advanced Standpoint, 2nd. Ed., Addison-Wesley, 1971; E.E. Moise & F.L. Downs, Geometria Moderna, 2 vols., Edgard Blücher, São Paulo, 1971; A.V. Pogorelov, Geometria Elementar, Mir, Moscou, 1974; Th. Caronet, Exercices de Geometrie, 6 ed., Librairie Vuibert, Paris, 1952; M.J. Greenberg, Euclidean and Non-Euclidean Geometry - Development and History, W.H. Freeman, 1974; H. Eves, A Survey of Geometry, revised ed., Allyn & Bacon, 1972; J. Petersen, Construções Geométricas, 4 ed., Nobel, 1971; F.G.M., Exercices de Géométrie - Cours de Mathématiques Elementaires, Marsin A. Manme & Fils, 1907; R. Ramalho, Construções Geométricas com Régua e Compasso, UFPe, CECINE, 1984; C.R. Wylie Jr., Foundations of Geometry, McGraw-Hill, 1964; B. Castrucci, Lições de Geometria Plana, 6 ed., Nobel, 1976; E.Q.F. Resende & M.L.B. Queiroz, Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2000; M. M. Lindquist; A.P. Shulte (Orgs.) Ensinado e Aprendendo Geometria. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994; C. A. dos Santos & A. M.Nacarato, Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. Coleção Tendências em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica Ed., 2014; Artigos da RPM e da Educação Matemática em Revista - EMR - pertinentes aos temas estudados.