Desenvolver a capacidade de raciocinar sobre figuras geométricas no espaço. Destacar o papel da medida, através de uma construção axiomática das funções área e volume. Desenvolver, ao longo do conteúdo do programa, o raciocínio geométrico envolvido nas construções geométricas com régua e compasso, bem como salientar o caráter restritivo dessas construções. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular e Atividades Extensionistas Curricularizadas.
A função área: áreas de figuras geométricas planas. Diedros, triedros e poliedros. Poliedros regulares. Prismas, pirâmides. Cilindros, cones e esferas. A função volume: volumes de figuras geométricas no espaço. Secções cônicas. Estudo da solubilidade de construções com régua e compasso (problemas clássicos da antiguidade, ciclotomia). Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, fazer com que o estudante reflita sobre a prática profissional relacionando conteúdos estudados na disciplina com temas e ideias da Educação Básica. Exposição e publicação dos trabalhos desenvolvidos nas práticas como componente curricular em plataformas e eventos voltados para professores da educação básica.
A função área: áreas de figuras geométricas planas. Diedros, triedros e poliedros. Poliedros regulares. Prismas, pirâmides. Cilindros, cones e esferas. A função volume: volumes de figuras geométricas no espaço. Secções cônicas. Estudo da solubilidade de construções com régua e compasso (problemas clássicos da antiguidade, ciclotomia). Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno momentos de reflexão sobre a prática profissional, buscando relações não só entre teoria e prática, mas também nuances de como conteúdos e competências estudados e/ou adquiridos na Universidade podem modificar a visão e consequentemente a vivência cotidiana de um professor da Educação Básica. Exposição e publicação dos trabalhos desenvolvidos nas práticas como componente curricular em plataformas e eventos voltados para professores da educação básica.
E.E. Moise, Elementary Geometry from and Advanced Standpoint, 2nd. Ed., Addison-Wesley, 1971; E.E. Moise & F.L. Downs, Geometria Moderna, 2 vols., Edgard Blücher, São Paulo, 1971; A.V. Pogorelov, Geometria Elementar, Mir, Moscou, 1974; Th. Caronet, Exercices de Geometrie, 6 ed., Librairie Vuibert, Paris, 1952; M.J. Greenberg, Euclidean and Non-Euclidean Geometry - Development and History, W.H. Freeman, 1974; H. Eves, A Survey of Geometry, revised ed., Allyn & Bacon, 1972; J. Petersen, Construções Geométricas, 4 ed., Nobel, 1971; F.G.M., Exercices de Géométrie - Cours de Mathématiques Elementaires, Marsin A. Manme & Fils, 1907; R. Ramalho, Construções Geométricas com Régua e Compasso, UFPe, CECINE, 1984; C.R. Wylie Jr., Foundations of Geometry, McGraw-Hill, 1964; B. Castrucci, Geometria - Curso Moderno, vols. 1, 2, 3 3ed. Nobel, 1976; L.L. Elon, Medida e Forma em Geometria. Coleção professor de matemática. RJ., SBM; P.C.P de Carvalho, Introdução à Geometria Espacial. Coleção professor de matemática. RJ., SBM; E.Q.F. Resende & M.L.B. Queiroz, Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2000; M. M. Lindquist; A.P. Shulte (Orgs.) Ensinado e Aprendendo Geometria. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994; C. A. dos Santos & A. M.Nacarato, Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. Coleção Tendências em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica Ed., 2014; Artigos da RPM e da Educação Matemática em Revista - EMR - pertinentes aos temas estudados.