Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas
Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino básico. Análise crítica de textos didáticos. O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem. Enriquecimentos possíveis: palestras de especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise de textos para-didáticos; o uso da internet e de hiper-textos no apoio à sala de aula
CENP, São Paulo: Proposta curricular para o 1o grau, 1992, Experiências Matemáticas, 1996, Proposta curricular para o 2o grau, 1992; Freitas, B., et al. O livro didático em questão, 3a ed., S. Paulo, Ed. Cortez, 1997; Kline, M., O fracasso da Matemática Moderna, Ed. Ibrasa 1976; Lima, E.L., Exame de Textos, Rio de Janeiro, SBM-VITAE, IMPA, 2002; MEC, Brasília: Guias do PNLD, 1999, 2002, 2005, 2008, Catálogo do PNLEM, 2006, PCN de 5a a 8a do Ensino Fundamental, 1997, PCN+, 2002 e PCN do ensino médio, 1999; Miorin, M.A., Introdução à História da Educação Matemática, 1998; Abrantes, P. (org.), A Matemática na Educação Básica em Portugal. 1999; Valente, W.R. (org.), A Matemática do Ginásio: Livros didáticos e as Reformas Campos e Capanema, CD-ROM, FAPESP, 2005.