Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática
 
Disciplina: MAT0430 - História da Matemática II
History of Mathematics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação:

Objetivos
Apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a evolução dos conceitos e aplicações da Matemática superior.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Formalização do cálculo. Os Bernoulli e Euler. O conceito de função. O trabalho com séries. As equações diferenciais. Funções analíticas. A aritmetização da análise, contruções do corpo real: Cauchy, Weierstrass e Dedekind. 2.  A geometria diferencial de Gauss e Riemann. 3. Os progressos na álgebra: Lagrange, Ruffini, Abel, Cauchy e Galois. O desenvolvimento da abstração em álgebra na Inglaterra no século XIX. Complexos e quatérnios: o trabalho de Hamilton. Sistemas hipercomplexos; matrizes e grupos abstratos. 4. Tópicos especiais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórica e de exercícios.
Critério
Média ponderada de provas e exercícios.
Norma de Recuperação
Cada docentes (ou equipe), deverá decidir qual o peso p onde 1<=p<=4. A média final, será média ponderada da nota do semestre com a da recuperação com o peso acima.
 
Bibliografia
     
E.T. Bell, MEN OF MATHEMATICS, 2 vols., Penguin, Middlessex. G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996. Nova Froteira, 1995. F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. II), The Open Court, 1928. F. SWETZ et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994. A.N. KOLMOGOROV et. Al. (ed.) Mathematics of the 19 th century, Birkhauser Verlag, 1996. F. SMITHIES, Cauchy and the creation of complex function theory, Cambridge, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para MAT0430

Clique para consultar o oferecimento para MAT0430

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP