Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática
 
Disciplina: MAT0450 - Seminário de Resolução de Problemas
Seminar on Solving Math Problems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fazer com que os alunos vivenciem situações problema variadas. Promover o desenvolvimento do potencial do aluno como resolvedor de problemas e sua autonomia de pensamento matemático, o que envolve, pelo menos: formular conjecturas, estabelecer conexões, validar soluções e procedimentos, comunicar idéias com clareza. Discutir o papel do uso da resolução de problemas na produção do conhecimento matemático e no processo de ensino/aprendizagem dessa ciência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
441600 - Barbara Corominas Valério
 
Programa Resumido
Resolução pelos alunos de problemas que demandem a utilização de conceitos e procedimentos de várias áreas da Matemática, com diferentes níveis de dificuldade, envolvendo Matemática elementar ou estudada na graduação. O papel da resolução de problemas na produção de conhecimento Matemático, segundo diferentes autores. A diferença entre exercício e problema e o papel de ambos no processo de ensino/aprendizagem da Matemática nas várias fases de escolaridade
 
 
 
Programa
Resolução pelos alunos de problemas que demandem a utilização de conceitos e procedimentos de várias áreas da Matemática, com diferentes níveis de dificuldade, envolvendo Matemática elementar ou estudada na graduação. O papel da resolução de problemas na produção de conhecimento Matemático, segundo diferentes autores. A diferença entre exercício e problema e o papel de ambos no processo de ensino/aprendizagem da Matemática nas várias fases de escolaridade
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, aulas práticas, trabalhos e discussões em grupos, seminários e apresentações.
Critério
Média ponderada dos trabalhos realizados
Norma de Recuperação
Cada docentes (ou equipe), deverá decidir qual o peso p onde 1<=p<=4. A média final, será média ponderada da nota do semestre com a da recuperação com o peso acima.
 
Bibliografia
     
Abrantes, P., Leal, L.C., Ponte, J.P. (org.), Investigar para aprender matemática, Frafis, Coop. de Artes Gráficas, CRL, Lisboa, 1996; Dante, L.R., Didática da Resolução de Problemas de Matemática, Ed. Ática, São Paulo, 1989;
aula. Ed. Texto Lisboa, 1999; O´Briem, T., Desafios e Investigações, Callis Ed,. São Paulo, 1998; Onuchic, L.R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo, Editora Unesp. 1999. p. 199-218; Polya, G., A Arte de Resolver Problemas. Ed. Interciencias, 1986; Polya, G., Mathematical Discovery: on Understanding, Learning, and Teaching Problem Solving, 2 vols., John Wiley, 1962-65; Polya, G., Mathematics and Plausible Rasoning, 2 vols., Princeton Univ. Press, 1954-68; Polya, G., A Arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemática, Interciência, Rio de Janeiro, 1975; Pozo, J.I. (org.) et all. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender, ArtMed, Porto Alegre, 1998; Reys, R.E, Krulik, S., Atual Editora, Resolução de Problemas na Matemática Escolar, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para MAT0450

Clique para consultar o oferecimento para MAT0450

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP