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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática
 
Disciplina: MAT1500 - Projetos de Estágio
Training Projects

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Promover a elaboração de projetos ou sequências didáticas para serem aplicadas em salas de aula do Ensino Básico, juntamente com os professores regentes das classes envolvidas nos estágios. Realizar, com base nos projetos elaborados, a supervisão de 100 horas de estágio para cada aluno, envolvendo os professores responsáveis pelas classes de EB na avaliação e discussão dos estágios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
565095 - Antonio Carlos Brolezzi
 
Programa Resumido
A idéia de projeto e a sala de aula como espaço de investigação; o uso de projetos no ensino de Matemática; questões de metodologia do ensino de Matemática: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos, materiais de manipulação estruturados ou não; Reflexões sobre obstáculo didáticos, aprendizagem significativa, o papel do "erro", avaliação. Elaboração de projetos sobre temas de Matemática do Ensino Básico. Aplicação supervisionada dos mesmos em classes de professores participantes do curso de extensão. Discussão e avaliação coletiva dos resultados.
 
 
 
Programa
A idéia de projeto e a sala de aula como espaço de investigação; o uso de projetos no ensino de Matemática; questões de metodologia do ensino de Matemática: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos, materiais de manipulação estruturados ou não; Reflexões sobre obstáculo didáticos, aprendizagem significativa, o papel do "erro", avaliação. Elaboração de projetos sobre temas de Matemática do Ensino Básico. Aplicação supervisionada dos mesmos em classes de professores participantes do curso de extensão. Discussão e avaliação coletiva dos resultados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, discussões em grupos, desenvolvimento de projetos, trabalhos, atividades de estágio supervisionado em escolas.
Critério
Média ponderada de provas e exercícios.
Norma de Recuperação
Não oferece.
 
Bibliografia
     
Machado, N.J. "Educação: Projetos e Valoes", coleção Ensaios Trnasversais, Ed. Escrituras, SP, 2004. Perrenoud, P. "Construir as Competências desde a Escola", Artmed Editora, 1999. Abrantes, P. "Matemática, realidade e trabalho de projeto na escola secundária", in Educação e Matemática, APM, Lisboa, 1989. D'Amore, B. "Epistemologia e didática de matemática, coleção ensaios transversais, Ed. Culturas, SP, 2005. Brosseau, G. "Los diferentes roles del maestro", in Parra, C. e Saiz I. (org) Didática de Matemática: Aportes y reflexiomas, Paides, 1994. Zabala A. (org) "Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula", Artmed, Porto ALegre, 1999. Bicudo, M.A.V. (org) "Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas, Ed. UNESP, SP, 1999. Abrantes, et alli (org) "Investigações matemáticas na aula e no currículo", APM, Lisbora, 1999. Duval, R. "Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Mateática", in Machado, S.D.A. (org) Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003; MEC, Brasília PCN de 5a a 8a do Ensino Fundamental, 1997, PCN + 2001 e PCN do ensino médio, 1999; SMESP, Orientações Curriculares e Matrizes de referência do Rendimento Escolar, São Paulo, 2007. Madalena Freire et alli: Avaliação e Planejamento. "A prática educativa em quetões", Instrumentos Metodos lógicos II; Série, Seminários, São Paulo, Espaço Pedagógico; 1997. BAUER, Adriana. Formação continuada de professores e resultados dos alunos no SARESP: propostas e realizações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 809-824, dez. 2011.BARRETO, E. S. de Sá; SOUSA. S. Z. L. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP. v. 30, n.1. jan./abr. 2004, pp.31-50. MORAES, C.S.V.; ALAVARSE, O.M. Ensino Médio: Possibilidades de Avaliação. In: Educação & Sociedade. Revista do CEDES. Campinas, v.32, n.116, p. 807-838, jul/set, 2011. BLASIS, Eloisa de; FALSARELLA, Ana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas: perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013. CASASSUS, Juan. Uma nota crítica sobre a avaliação estandardizada: a perda de qualidade e a segmentação social. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 9, p. 71-78, maio/ago. 2009. FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p. (Série Documental. Textos para Discussão, 26).
 

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