Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.
O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.
Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal, ME, A matemática na educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. E. L. Lima et al, A Matemática do Ensino Médio, Coleção do Professor de Matemática, SBM/IMPA. Coletânea de textos e atividades da disciplina MAT-1514 (Matemática na Educação Básica). A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, SBM, 1984. H. Eves, Introdução à História da Matemática, Editora da Unicamp, 1997. B. J. Caraça, Conceitos Fundamentais de Matemática, Editora Gradiva, 2002. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.