Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Matemática
 
Disciplina: MAT1514 - A Matemática na Educação Básica
Mathematics in Basic Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
441600 - Barbara Corominas Valério
 
Programa Resumido
O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.
 
 
 
Programa
O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula teórica e de exercícios.
Critério
Média ponderada de provas e exercícios.
Norma de Recuperação
Cada docentes (ou equipe), deverá decidir qual o peso p onde 1<=p<=4. A média final, será média ponderada da nota do semestre com a da recuperação com o peso acima.
 
Bibliografia
     
Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. 
Portugal, ME, A matemática na educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. 
E. L. Lima et al, A Matemática do Ensino Médio, Coleção do Professor de Matemática, SBM/IMPA. 
Coletânea de textos e atividades da disciplina MAT-1514 (Matemática na Educação Básica). 
A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, SBM, 1984. 
H. Eves, Introdução à História da Matemática, Editora da Unicamp, 1997. 
B. J. Caraça, Conceitos Fundamentais de Matemática, Editora Gradiva, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. 
Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 
 

Clique para consultar os requisitos para MAT1514

Clique para consultar o oferecimento para MAT1514

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP