O conteúdo do Estágio Hospitalar em Cirurgia Geral, tem como objetivo fornecer elementos cognitivos de cirurgia geral e desenvolver aptidões psicomotoras e afetivas para o cuidado do doente em tratamento cirúrgico.
O programa didático foi baseado na competência, que foi definida como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação os seguintes domínios: conhecimento; habilidade e atitude, todos necessários ao desempenho eficiente e efetivo das atividades requeridas no contexto do trabalho profissional do médico. conforme a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais – MEC/2001.1. Competências gerais: Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde,tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.2. Domínios: Conhecimento, habilidades e atitudes:a. Conhecimento (Conhecer, compreender, analisar, planejar, aplicar e avaliar o resultado)• as principais alterações semiológicas no paciente cirúrgico e analisar, planejar, aplicar e avaliar a sua importância.• Identificar e interpretar adequadamente o risco operatório do paciente para a cirurgia e analisar, planejar, aplicar e avaliar a sua importância.• Identificar e compreender o preparo adequado do paciente para a cirurgia e analisar, planejar, aplicar e avaliar a sua importância.• Identificar e interpretar as alterações metabólicas no paciente cirúrgico e analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Identificar e interpretar alterações da coagulação e hemostasia e analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Identificar e interpretar as indicações da transfusão de hemoderivados e analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Identificar e interpretar as principais complicações conseqüentes ao ato cirúrgico e sua repercussão no organismo humano e analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Identificar e interpretar os exames subsidiários mais importantes no pré-operatório e pós-operatório da cirurgia e analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Identificar e compreender os principais tipos de anestesia, analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Conhecer as principais medicações e suas interações utilizadas em pacientes cirúrgicos, bem como as dosagens e vias de administração. Analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Diagnosticar e compreender a indicação do tratamento operatório adequado ao paciente portador de hérnia da parede abdominal.• Diagnosticar e compreender a indicação do tratamento operatório ao paciente portador de melanoma. Analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Diagnosticar, estadiar e indicar tratamento cirúrgico adequado ao paciente portador de sarcomas. Analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.• Diagnosticar, estadiar e indicar tratamento cirúrgico adequado ao paciente portador de neoplasia maligna e benigna. Analisar, planejar, corrigir e avaliar a sua importância.b. Habilidade técnica• Vestir-se adequadamente ao ambiente do Centro Cirúrgico• Demonstrar habilidades para instrumentação cirúrgica.• Executar cateterização venosa periférica e central, sondagem vesical e nasogástrica.• Participar como auxiliar da operação.• Reconhecer estruturas anatômicas “in loco”, tato dos diferentes tecidos e reconhecer patologias cirúrgicas.• Executar e cuidar de curativos, drenos abdominais, torácicos, catéteres venosos, sonda vesical e sonda nasogástrica nos pacientes cirúrgicos.• Cuidar de ostomias.• Executar história e exame físico• Executar a avaliação pré-operatória• Executar a prescrição do paciente• Executar a evolução diária do paciente• Executar os cuidados no pós-operatório• Executar a alta do paciente• Executar propedêutica geral e específica da região inguinal.• Executar procedimentos cirúrgicos: suturas; biópsias e exérese de lesões cutâneas no centro cirúrgico, cirurgia ambulatorial e serviço de emergência.c. Atitudes• Reconhecer a importância de preservar a privacidade e integridade do paciente, poupando-lhe sofrimentos ou constrangimentos desnecessários, ao executar procedimentos diagnósticos e terapêuticos.• Reconhecer a importância de minimizar a ansiedade do paciente, dos seus familiares, informando-os com clareza e respeito sobre o andamento do diagnóstico, tratamento, complicações, e das eventuais seqüelas que poderão ocorrer.• Reconhecer a importância de preencher adequadamente o prontuário de modo a permitir que a evolução do paciente possa ser acompanhada por toda a equipe assistencial, e que os dados permitam, à revisão, auferir eventuais informações necessárias do ponto de vista ético, médico-legal, pesquisa clínica e administrativa.• Reconhecer que a prestação de assistência não se limita a prescrição de medicamentos ou de procedimentos, mas também inclui a supervisão de como estão sendo aplicados e quais os efeitos sobre a evolução do paciente.• Colocar os interesses do paciente acima de conveniências pessoais. Neste sentido, ter a necessária flexibilidade para tomar iniciativas que contribuam para o bem estar físico e psicológico do paciente.• Apresentar as visitas médicas de maneira formal, demonstrando respeito aos seus pares e superiores e preservando a integridade e privacidade dos pacientes.• Manter um clima de respeito para com seus pares e superiores e assim como para os demais integrantes da equipe assistencial.• Ter maturidade de reconhecer sua própria participação no processo de aprendizado, esforçando-se para cumprir as metas educacionais, ainda que não possa contar sempre com a desejável supervisão do docente. Métodos de ensinoTodos os recursos didático darão ênfase ao processo do ensino-aprendizagem e avaliação.• Aula: apresentação dos objetivos do tema, recordar e fornecer conhecimento e conceitos, enfatizar sua compreensão, salientar a aplicação e a avaliação do resultado. Estimular aprendizado contínuo• Reuniões gerais e de grupos (discussões de casos e aulas)• Prática Clínica: Ambulatório (discussão de casos); Enfermaria (discussão de caso e visita a beira do leito)• Habilidade técnica (ambulatório, enfermaria, centro cirúrgico, pronto socorro)Atividades concomitantes durante o estágio1. Aula de Oncologia são realizadas na 2ª. sexta feira do estágio.Discutidas as terapias neoadjuvante e adjuvante2. Aula de radiologia na 5a. feira às 11:00 hOs alunos levam exames radiológicos de seus pacientes e discutem os achados, vantagens e desvantagens do método3. Aula de Técnica Cirúrgica às 3a. e 5a. feira às 13:00 hOs alunos treinam habilidades dos procedimentos básicos4. Reunião Clínica do Serviço de Cirurgia Eletiva das 8h00 às 10h00Os alunos assistem e são estimulados a participar da reunião. Comumente ficam inibidos, então à tarde é oferecida a oportunidade para os alunos solucionar as duvidas da reunião 5. Aulas na 2a. feira, 4a. feira e 6a. feira às 14:00 h 6. Ambulatório assistencialAtendimento de casos novos, discussão do diagnóstico diferencial e exames subsidiários, avaliação pré-operatória e preparo pré-operatório7. Cirurgia ambulatorialAuxilia ou realiza procedimentos ambulatoriais de pequeno porte Atividades teóricas do estágio 1.Reunião Clínica do Serviço de Cirurgia Geral 2.Reunião Clínica dos grupos Parede, Oncologia e Geral e Não trauma3.Visita no leito dos grupos de parede, Oncologia e Geral Não Trauma4. Aula ou discussão de caso na 2a. feira, 4a. feira e 6a. feira às 14:00 h Atividades práticas:1. Internação: Anamnese (Identificação, queixa e duração, antecedentes pessoais, familiares, hábitos, ISDA, exame físico geral, exame específico, hipótese diagnóstica, diagnóstico principal, diagnóstico secundário, plano terapêutico2. Avaliação pré e pós-operatória3. Evolução 4. Prescrição5. Prontuário6. Visita na enfermaria7. Ambulatório8. Centro cirúrgico9. Cirurgia ambulatorialRelação de Temas. Esta lista é apenas uma recomendação, o aluno não deve restringir-se exclusivamente a estes temas e referências 1. Prontuário• Reconhecer a importância do prontuário e inserir as informações de maneira correta2. Evolução• Transmitir ao prontuário as informações coletadas na anamnese e exame físico do paciente, bem como exames complementares, lista de problemas, plano de cuidados.3. Prescrição médica• Significado do soro de manutenção• Conhecer as principais medicações utilizadas em enfermaria cirúrgica• Habituar-se com as doses e vias de utilização4. Avaliação de risco pré-operatório. Risco cardiológico. Risco respiratório. Risco de infecção. Risco de TVP e TEP. Risco anestésico. Grau de desnutrição. Gravidade do paciente. Aplicar os conhecimentos no preparo pré operatório dos pacientes internados.5. Resposta neuro-endócrina e metabólica ao trauma cirúrgico• Reconhecer através de exame físico, parâmetros laboratoriais e hemodinâmicos a resposta ao trauma cirúrgico.6. Hidratação, distúrbios hidreletrolíticos e ácido-básico• Avaliar hidratação dos pacientes, prescrever soro de manutenção e expansão, reconhecer e corrigir distúrbios hidroeletrolíticos.7. Infecção e cirurgia,uso de antibióticos profiláticos e terapêuticos• Reconhecer infecção de ferida operatória e de sítio cirúrgico.• Aprender princípios de drenagem de coleções e abcessos• Conhecimento e manejo das fístulas• Uso de antibióticos em cirurgia8. Suporte nutricional enteral e parenteral• Aprender princípios em avaliação nutricional• Aprender como calcular necessidade calórica• Vias de nutrição• Conhecer diferentes tipos de dieta e suas composições9. Uso de sangue e hemoderivados10. Avaliação e controle da dor no pós-operatório11. Avaliação e controle de náuseas e vômitos no pós-operatório12. Avaliação e controle da febre no pós-operatório13. Avaliação e controle do íleo no pós-operatório14. Cicatrização da ferida cirúrgica15. Curativos16. Cuidados com sondas, drenos e cateteres• Reconhecer os principais aparatos utilizados na enfermaria cirúrgica• Aprender a maneja-los de maneira correta17. Anestesia local e bloqueios regionais18. Tumores benignos da pele e tecido celular subcutâneo. Cisto sebáceo. Cisto pilonidal. Lipomas. Nevus.Dermatofibromas 19. Hernias• Conhecer fatores de risco• Conhecer os principais tipos de hérnias: epigástricas, umbilicais, inguinais, femorais e incisionais.• Conhecer as principais modalidades de tratamento: Lichtenstein, Stoppa, videolaparoscópicas e incisionais• Telas20. Laparoscopia• Principios do pneumoperitônio• Alterações hemodinâmicas durante a laparoscopia• Alterações respiratórias durante a laparoscopia21. Melanomas• Reconhecer exposição solar como fator de risco• Saber identificar lesões suspeitas através do exame físico• Biópsia• Conhecer os princípios do linfonodo sentinela• Tratamento do melanoma22. Sarcomas partes moles• Conhecer os principais sarcomas• Princípios no tratamento dos sarcomas23. Princípios da cirurgia oncológica• Conhecer as modalidades de biópsias• Estadiamento• Princípios de exérese oncológica de tumores• Princípios de linfadenectomia• Conhecer os tratamentos adjuvantes
As características gerais do estágio (MCG0514) correspondem aos seguintes aspectos: . estágio hospitalar em cirurgia geral . administrado no IX e X semestres do curso médico da FMUSP ( alunos de graduação do 5o. ano); . duração de 180 horas, correspondentes a um período de 4 semanas; constituído de 2 créditos-aula (30 horas) e 2 créditos-trabalho (150 horas). . estruturado na Divisão de Clínica Cirúrgica III (3º, 5o e 8º andar do ICHC da FMUSP).. sob a égide da Disciplina de Cirurgia Geral e do Trauma do Departamento de Cirurgia da FMUSP
CLINICA CIRÚRGICA – Gama Rodrigues, J.J.; Machado, M.C.C.; Rasslan, S. – Ed. Manole 2008.INFECÇÃO & CIRURGIA – Mitteldorf, C.; Rasslan, S;. Birolini, D. Ed. Atheneu , 2007.PROCEDIMENTOS BÁSICOS EM CIRURGIA – Utiyama, E.M;. Rasslan, S;. Birolini, D. – Ed. Manole, 2008.PROPEDÊUTICA CIRURGICA – Utiyama. E.M.; Otoch, J.P.; Rasslan, S.; Birolini, D. – 2ª. Edição, Ed. Manole, 2007.SABISTON, TRATADO DE CIRURGIA. Ed. Guanabara Koogan S.A., 18 ed., 2006. Suporte Avançado de Vida no Trauma para Médicos – ATLS. Manual do curso para alunos. 8ª Edição, 2011.Cirurgia de Emergência. 2ª Edição, 2011. Ed. Atheneu. Dario Birolini, Edivaldo Utiyama, Eliana Steinman.Infecção & Cirurgia. 1ª Edição, 2007. Ed. Atheneu. Dario Birolini, Cornelius Mitteldorf, Samir Rasslan.