Incentivar o desenvolvimento da técnica de retirada de história clínica baseada no raciocinio hipotético-dedutivo. Ensinar e discutir o esquema fisiopatológico dos sinais e sintomas mais comuns na prática clínica. Ensinar aos alunos como abordar os pacientes levando em consideração aspectos epidemiológicos como exemplo a prevalencia de doenças quanto a idade, sexo, raça, etc.Ensinar as principais sindromes em clínica médica, na forma de seminários a serem discutidos com os professores de aula prática.
Pneumonia. Altelectasia. Tuberculose pleural. Asma Bronquica. Congestão pulmonar-Edema de pulmão por insuficiencia cardiáca congestiva. DPOC. Bronquite crônica. Bronquiectasia. Tuberculose pulmonar. Carcinoma de pulmão. Abscesso pulmonar. Insuficiencia cardiaca congestiva por miocardiopatia. Insuficiencia cardiaca congestiva por valvulopatia. Insuficiencai cardiaca congestiva pro pericardiopatia por tuberculose. Sindrome nefrótica. Glomerulonefrite difusa aguda.Cirose hepatica. Carcinomatose abdominal. ulcera gastroduodenal péptica ou neoplásica. Gastroenterocolite aguda. Sindrome de má-absorção. Anemia falciforme. Icterícia obstrutiva (colangite). Ulcera gastroduodenal sangrante. Enterorragia por retocolite ou ileite regional ou sindrome Colon irritável. Hipertensão arterial maligna Glomerulonefrite cronica com insuficiencia renal crônica. Pielonefrite aguda. Calculose renal com cólica nefrética. Osteoartrose de coluna. Artrite reumatóide. Lupus eritematoso. Febre reumática em atividade com cardite. Aplasia de medula. Hipertiroidismo. Hipotiroidismo.
Mosby's Guide to Physical Examination, H. M. Scidel et al. Third edition, Mosby Publishers, 1995.Semiologia Clínica. Isabela Benseñor, José Antonio Atta e Mílton de Arruda Martins. São Paulo, Ed. Sarvier. 2002