(1) Transmitir aos alunos as bases contemporâneas da biologia da célula eucarionte, da organização tecidual e sistêmica, numa perspectiva morfológica com ênfase em anatomia radiológica, e da integração fisiológica entre os diferentes sistemas; (2) Familiarizar os alunos com a linguagem desta área, estimulando o contínuo aprendizado na área; (3) Transmitir as bases moleculares fundamentais para as funções celulares e mecanismos homeostáticos de seu controle. Ao final do curso, os alunos desenvolverão habilidades para a compreensão da integração forma-função no organismo humano, sendo capazes de integrar os diferentes conceitos discutidos ao longo da disciplina.
Com base no livro “O que é a vida?”, de Paul Nurse, definiremos os elementos essenciais das células de eucariontes, integrando conceitos de química, física e biologia. A partir daí, numa abordagem evolutiva, construiremos os tecidos dos seres vivos, integrando-os pelos diferentes sistemas fisiológicos. A abordagem anatômica dará ênfase à Anatomia Radiológica, que será ilustrada em aulas conceituais e em aulas invertidas, apresentadas pelos alunos na forma de seminários, onde discutiremos todos os sistemas do ser humano e sua integração.
1. A célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos; 2. Organização subcelular e molecular da célula eucarionte; 3. Processos biológicos de diferenciação, implicações para o desenvolvimento de doenças. 4. Tecidos, Órgãos e Sistemas; 5. Integração Funcional dos Sistemas, homeostasia e sua disfunção; 6. Sistema Circulatório; 7. Células do Sistema Sanguíneo; 8. Anatomia e Fisiologia do Sistema Cárdio-circulatório; 9. Sistema Linfático e Sistema Imune; 10. Sistema Respiratório; 11. Sistema Renal e Urinário; 12 Sistema Digestório; 13. Sistema Músculo Esquelético; 14. Sistema Endócrino; 15. Sistema Reprodutor; 16. Sistema Nervoso.
1. Nurse, P. (2021) O que é a vida? Compreendendo a biologia em cinco passos. ISBN 978-65-5560-274-6 2. Tortora, G & Derrickson, B (2016) Princípios de Anatomia e Fisiologia. ISBN 978-85-2772-862-1