Esta curso objetiva introduzir os alunos na definição da Arqueologia Clássica, sua teoria, seus métodos, seu universo documental, chamando a atenção para seus modos de raciocínio de discursos próprios e caracterizadores.
I. Introdução: as culturas da Antigüidade Clássica 1. Grécia, Etrúria, Roma e culruras periféricas. 2. Quadro geográfico e histórico. 3. Cronologia em Arqueologia Clássica. II. Arqueologia Clássica: fundamentação teórica e metodológica 4. A Arqueologia Clássica no quadro das Ciências Humanas e Sociais. 5. Arqueologia, Epigrafia, Filologia: encontros e desencontros 6. Arqueologia, Arqueometria, Arqueografia: o potencial científico das técnicas de campo e de laboratório III. Arqueologia Clássica: fundamentação documental 7. Constituição de corpus documental: metodologia e instrumentos de pesquisa. 8. Arquitetura e urbanismo:caracterização 9. Escultura e pintura: alguns cânones de arte clássica. 10. Cerâmica: elementos de ceramografia e ceramologia. IV.Arqueologia Clássica e sistemas culturais 11. Arqueologia da imagem: a expressão imagética do mito e da religião. 12. Arqueologia de santuários: a morada dos deuses e a presença dos mortais.
1.ALROTH, B. Greek Gods and Figurines. Aspects of the Anthropomorphic Dedications. Uppsala: Acta Universitatis Upsaliensis, 1989 (BOREAS. Uppsala Studies in Ancient Mediterranean and Near Eastern Civilizations, 18). 2.ARIAS, P.E. L´Archeologia: Metode, Fonti, Storia. Enciclopedia Clássica, sezione III: Archeologia e Storia dell´Arte Classica, vol. X, t.I. Torino: Società Editrice Internazionale, 1957. 3._________. Storia della Cermaica di Età Archaica, Classica ed Ellenistica e della Pinttura di Età Archaica e Classica. Enciclopedia Classica, sezione III: Archeologi e Storia dell´Arte Clássica, vol. XI, t.v. Torino: Società Editrice Internazionale, 1963. 4.BIERS, W.R. The Archaeology of Greece. An Introduction. Ithaca and London: Cornell University Press, 1987.5.__________. Art, artecfacts and chronology in Classical Archaeology. London: Routledge, 1992 (Approaching the Ancient World). 6.BRACCO, V. l´Archeologia Classica nella Cultura Occidentale. Roma: L´Erma di Bretschneider, 1979.7.BRUNEAU, PH. Fontes Textuais e Vestígios Materiais: Reflexões sobre a Interpretação Arqueológica. Mélanges G. Daux. Paris: de Boccard, 1974. P. 33-42. Trad. De Flávia Faleiros. 8.CARANDINI, A. Storie della Terra. Manuale dello Scavo Archeologico. Bari: De Donato, 1981. 9.CÉRAMIQUE et Peinture Grecques. Modes d´Emploi. Paris: La Documentation française, 1999. (Actes du Colloque International. École du Louvre, 26-27-28 avril 1995). 10.CHARBONNEAUX, J., MARTIN, R., VILLARD, F. Grèce Archïque. Paris: Gallimard, 1968. (L´Univers des Formes). 11._____. Grèce Classique. Paris: Gallimard, 1969. (L´Univers des Formes). 12.CLARK, G.A. A Identidade do Homem. Uma Exploração Arqueológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.13.DI CAPRIO, N.C. La Ceramica in Archeologia. Antiche Techniche di Lavorazione e Moderni Metodi d´Indagine. Roma: L´Erma di Bretschneider, 1985.14.DYSON, S.L. From New to New Age Archaeology - Archaeological Theory and Classical Archaeology - a 1990´s Perspective. American Journal of Archaeology, v.97, n.2, p.195-206, 1993. 15.GINOUVÈS, R. L´Archéologie Gréco-Romaine. Paris: Universitaires de France, 1975. (Que Sais-Je?, 54). 16._______. Perspectivas Atuais da Arqueologia Clássica. CLASSICA, V.01, P.111-126, 1988. Trad. De Cleber Luize. 17.HÄGG, R. ed. The Iconography of Greek Cult in the Archaic and Classical Periods. KERNOS, Supplément, v.1, Athènes-Liège, 1992.18.HODDER, I. Interpretación en Arqueología. Corrientes Actuales. Barcelona: CRÍTICA, 1994. 19.IMAGE et Société en Grèce Ancienne. L´Iconographie comme Méthode d´Analyse. Lausanne: Institut d´Archéologie et d´Histoire Ancienne, Université de Lausanne, 1987. (Actes du Colloque International, Lausanne 8-11 Février, 1984). 20.KÄHLER, H. Rome et son Empire. Paris: Éd. Albin Michel, 1963. (L´Art dans le Monde). 21.MARINATOS, N., HÄGG, R., ed. Greek Sanctuaries. New Approaches. London and New York: Routledge, 1993.22.MANSUELLI, G.A. The Art of Etruria and Early Rome. New York: Crown Publisher, 1914. (Art of the World). 23.MOBERG, C.A. Introdução à Arqueologia. Lisboa: Ed. 70, 1986. 24.MORRIS, I., ed. Classical Greece. Ancient Histories and Modern Archaeologies. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. (New Directions in Archaeology). 25.RENFREW, C. A Grande Tradição versus a Grande Ruptura: Arqueologia como Antropologia? American Journal of Archaeology, n.84, p.287-298, 1980. Trad. De Ana Cláudia Torralvo. 26.RENFREW, C.; BAHN, P. Arqueología. Teoria, Métodos y Prática. Los Berrocales del Jarama: Ediciones Akal, S.A., 1993. 27.ROBERTSON, D.S. Greek and Roman Architecture. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.28._____. Uma Breve História da Arte Grega. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. 29.SARIAN, H. Baixo-Relevo Cultual: Mitra Tauróctono: Revista de Antropologia, São Paulo, FFLCH-USP, v.23, p.141-159, 1980. 30._____. Réflexions sur l´Iconographie des Erinyes dans le Milieu Grec, Italiote et Étrusque. Iconographie Classique et Identités Régionales. Bulletin de Correspondance Hellénique, Supplément, v.14, p.25-35, 1986. 31._____. A Expressão Imagética do Mito e da Religião nos asos Gregos e de Tradição Grega. Atas do I Congresso Nacional de Estudos Clássicos, Belo Horizonte, p.15-50, 1987. 32._____. Escatologia Órfica na Pintura dos Vasos Funerários da Apúlia (Magna Grécia). In: CARVALHO, S.M., org. Orfeu, Orfismo e Viagens a Mundos Paralelos. São Paulo: Ed. UNESP, 1990. p.35-49. 33._____. Ártemis e Hécate em Delos: Apontamentos de Iconografia Religiosa. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v.8, p.145-153, 1998. 34._____. Mito e Imagística nos Vasos Gregos. Phoînix, Rio de Janeiro, p.163-175, 1999.35.SCHNAPP, A., ed. L´Archéologie Aujourd´hui. Paris: Hachette, 1980.36.SNODGRASS, A.M. A Nova Arqueologia e o Arqueólogo Clássico. American Journal of Archaeology, v.89, p.31-37, 1985. Trad. De André Leonardo Chevitarese. 37._____. An Archaeology of Greece: the Present State and Future Scope of a Discipline. California: California Univ. Press, 1987. 38.SHAPIRO, H.A. Myth. Into Art. Poet and Painter in Classical Greece. London and New York: Routledge, 1994. 39.WOODHEAD, A.G. The Study of Greek Inscriptions. London: Bristol Classical Press, 1992.