1-Refletir sobre a função educativa dos museus. 2-Apresentar e discutir os princípios teóricos e metodológicos da educação patrimonial. 3-Apresentar e discutir as estratégias de atuação educacional dos museus. 4-Refletir sobre a relação entre o museu e a escola.
1.Educação patrimonial, comunicação museológica e o Quadro Geral da Teoria Museológica. 2.Breve histórico da Educação em Museus. 3.Educação não-formal, informal e formal. 4.Educação como função do museu. 5.Política de comunicação museológica. 6.Educação Patrimonial: princípios 7.Expografia e Educação Patrimonial. 8.A elaboração do discurso educativo em museus. 9.Princípios educacionais aplicados em museus. 10.Programas e estratégias educativas. 11.A relação museu e escola. 12.O projeto educativo e a equipe. 13.O atendimento de público em exposições. 14.Novas formas educacionais em museus: Nova Museologia e Educação. 15.Avaliação de projetos educativos.
1)ANNUAL CONFERENCE CECA/ICOM, 1997, Rio de Janeiro. Proceeding [of the] Commitee for Education and Cultural Action / International Council of Museum. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1998. 138p. 2)ARAUJO, M.M.; BRUNO, M.C.O. (orgs.). Memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM, 1995. 3)BRUNO, M.C.O. Museologia e Comunicação. Lisboa: ULHT, 1996. 116 p (Cadernos de Sociomuseologia no. 9). 4)CURY, Marília Xavier. Exposição: análise metodológica do processo de concepção, montagem e avaliação. 1999. 134 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 5)DUARTE, Ana Maria Lopes. Educação Patrimonial: guia para professores, educadores, monitores de museus e tempos livres. Lisboa: Texto Editora, 1994. 96 p. 6)GASPAR, Alberto. Museus e centros de ciências - conceituação e proposta de um referencial teórico. 1993. 173 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 7)GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museus de arte e escola, responsabilidade compartilhada na formação de público. 2000. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 8)LOPES, Maria Margaret. Museu: uma perspectiva de educação em geologia. 1988. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 9)MARANDINO, Martha. O conhecimento biológico nas exposições de museus de ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 10)MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Educação em museus. Tradução de Maria Luiza Pacheco Fernandes. São Paulo: Edusp: VITAE, 2001. 26 p. (Série Museologia, 3). 11)PATRIMÔNIO e Educação. Porto Alegre: FAPA, 2002. 382 p. (Série Ciências e Letras, n. 31). 12)RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Olho Vivo: arte-educação na exposição labirinto da moda - uma aventura infantil. 1999. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 13)SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. Processo museológico e educação: construindo um museu didático-comunitário. Lisboa: ULHT, 1996. 320 p. 14)SEMINÁRIOS sobre o Formal e o Não-Formal na Dimensão Educativa do Museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida: MAST, 2002. 95 p. 15)UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Museu de Arqueologia e Etnologia. Brasil 50 Mil Anos: uma viagem ao passado pré-colonial. São Paulo: MAE/USP: Edusp, 2001. 309 p.