Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arqueologia e Etnologia
 
Museu de Arqueologia e Etnologia
 
Disciplina: MEA0018 - O Norte da África na Antiguidade: Contatos Mediterrânicos
The North Africa in Antiquity: Mediterranean Contacts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2009 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno um entendimento mais amplo do Mundo Antigo Clássico, composto por vastas redes de contatos e trocas, as quais envolveram, em determinados momentos, sociedades politica e economicamente dominantes, como a grega e a romana, mas também alcançaram outros povos que habitavam a bacia mediterrânica: fenícios, cartagineses, berberes, íberos, celtas, entre outros. Por meio de um estudo mais aprofundado acerca da sociedade norte-africana na Antiguidade, o curso pretende trabalhar a questão dos contatos socio-econômicos no Mediterrâneo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1568829 - Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos
 
Programa Resumido
O referido curso pretende proporcionar ao aluno um entendimento mais amplo do Mundo Antigo Clássico, composto por vastas redes de contatos e trocas, as quais envolveram, em determinados momentos, socieda-des politica e economicamente dominantes, como a grega e a romana, mas também alcançaram  outros povos que habitavam a bacia mediterrânica: fenícios, cartagineses, berberes, íberos, celtas, entre outros. Por meio de um estudo mais aprofundado acerca da sociedade norte-africana na antiguidade, o curso pretende traba-lhar a questão dos contatos sócio-econômicos no Mediterrâneo apresentando ao aluno um panorama da pes-quisa historiográfica e arqueológica das sociedades berbere e púnica, visto que uma encontra-se em relação direta com a outra no ambiente norte-africano, bem como demonstrar a importância deste tipo de estudo para pesquisas sobre a Antiguidade em geral, e romana, em particular, dada a importância do Norte da África em alguns dos acontecimentos mais cruciais da História do Império Romano, incluindo aí o seu nascimento e esfacelamento.
 
 
 
Programa
1) Os estudos clássicos no quadro da formação das Ciências Humanas. 2) Os povos da bacia Mediterrânica. 3) O Norte da África proto-histórico: contatos mediterrânicos. 4) A colonização fenícia. 5) Arqueologia púnica. 6) A formação dos reinos berberes: a abordagem multidisciplinar (arqueologia, etnologia e história). 7) A conquista romana e a resposta berbere.
1.Os estudos clássicos no quadro da formação das Ciências Humanas.
2. Os povos da bacia Mediterrânica.
3. O Norte da África proto-histórico: contatos mediterrânicos.
4. A colonização fenícia.
5. Arqueologia púnica.
6. A formação dos reinos berberes: a abordagem multidisciplinar (arqueologia, etnologia e história).
7. A conquista romana e a resposta berbere.


 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, com leituras obrigatórias e atividades de análise de documentação material em sala de aula.
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem: Prova escrita e trabalho de análise de documentação material.
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
Camps, G. Massinissa ou les débuts de l'histoire, Lybica, VIII, 1960.
________ "Les numides et la civilisation punique en Numidie", Antiquités Africaines, XIV,
1979: 43-53.
Desanges, J. “Os protoberberes”, História Geral da África. IV. A África antiga. Coord. do Volume: G. Mokhtar. Comitê Científico Intenacional para a Redação de uma História Geral da África (Unesco). São Paulo/Paris, Ática/Unesco, 1983, vol.2.
Fantar, M.“L’impact de la présence phénicienne et de la fondation de Carthage en Méditerranée Occidentale”, Carthago, Studia Phoenicia VI, Uitigeverij Peeters, Leuven, OLA 26, 1987: 3-14.
Fentress, E.W.B. "Tribe and Faction: the Case of the Gaetuli", Mêlanges de l’école française de Rome, XCIV, 1982: 325-334.
Gsell, S. Histoire ancienne de l'Afrique du Nord. Paris, Hachette, 1913/1928, 8 vols.
Kormikiari, M. C. N. Norte da África autóctone do século III ao I a.C.: as imagens monetárias reais berberes. Tese de Doutoramento na Área Interdepartamental de Arqueologia apresentada à Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2001.
Lancel, S. Carthage, Paris, Libraire Arthème Fayard, 1992.
Momigliano, A. Os limites da helenização. A interação cultural das civilizações grega, romana, céltica, judaica e persa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1991.
Raven, S. Rome in Africa, 3ª ed. ( 1969 ), Londres e Nova Iorque, Routledge, 1984.
Whittaker, C.R. “Land and Labour in North Africa”, Land, City and Trade in the Roman Empire. Aldershot, Variorum, 1993 (1978): 331-362.
 

Clique para consultar os requisitos para MEA0018

Clique para consultar o oferecimento para MEA0018

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP