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Museu de Arqueologia e Etnologia
 
Museu de Arqueologia e Etnologia
 
Disciplina: MEA0020 - Arqueologia do Mundo Romano Provincial
Archaeology of the Roman Provincial World

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2014 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno um entendimento mais amplo do Mundo Antigo Clássico, composto por vastas redes de contatos e trocas, as quais envolveram, em determinados momentos, sociedades política e economicamente dominantes, como a romana, mas também alcançaram  outros povos que habitavam o Império Romano. Também é nosso objetivo sistematizar as recentes questões teóricas a respeito da presença de Roma em suas áreas de dominação dentro e fora da esfera mediterrânica e analisá-las em conjunto com os documentos arqueológicos de suas províncias, de modo a entender a atuação do Império nas diversas localidades, assim como as respostas dadas a ele. Tal objetivo pressupõe a compreensão dos processos de interação cultural multidirecionais que se estabeleceram entre Roma e as províncias. Procurar-se-á a diversificação das fontes, em especial, propiciada pela análise conjunta de documentação histórica e arqueológica, respeitando suas capacidades interpretativas autônomas e levando em consideração as discussões modernas sobre os processos envolvidos em suas construções.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2165248 - Vagner Carvalheiro Porto
 
Programa Resumido
A presença romana em suas áreas de dominação dentro e fora da esfera mediterrânica. Processos de transformação cultural e seus correlatos na cultura material. Mudanças ocorridas nos seus múltiplos aspectos, tendo em vista a variabilidade dos contextos das sociedades submetidas ao poder imperial. Revisão da historiografia tradicional que traz em seu bojo um discurso formado em contexto imperial nas grandes potências europeias que tende a reduzir o fenômeno a uma entidade estática e generalizada. Debate sobre o desenvolvimento e aprofundamento das pesquisas da arqueologia e da história nas áreas provinciais romanas das últimas décadas. Novas formas de interpretação com modelos explicativos mais plurais e em compasso com uma realidade dinâmica e muito diversificada.
 
 
 
Programa
1.Os estudos clássicos no quadro da formação das Ciências Humanas.

2. Os romanos e o contato com os povos da bacia Mediterrânica.

3. Arqueologia do Império Romano do Oriente.

4. Arqueologia do Império Romano do Ocidente.

5. Os contatos dos romanos com as elites locais.

6. A conquista romana e a resposta das províncias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova, Seminários, Análise de Material, Trabalho Final.
Critério
Será avaliada a capacidade de compreensão e reflexão em torno dos conceitos, métodos e processos estudados.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
BEARD, M. (1998) Religions of Rome. Vol. 1 A History; Vol. 2, A Source Book. Cambridge: Cambridge University Press.

FABIÃO, C. 2001 - Mundo indígena, romanos e sociedade provincial romana: Sobre a percepção arqueológica da mudança. (era) Arqueología, 3, p. 108-131.

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HINGLEY, R. (2005) Globalizing Roman Culture: Unity, Diversity and Empire. London and New York: Routledge.

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MATTINGLY, D.J. (2004) Dialogues in Roman Imperialism. Power, discourse and discrepant experience in the Roman Empire. Journal of Roman Archaeology. Supplementary Series Number 23.

MILLAR, F. (1988) El imperio romano y sus pueblos limitrofes : el mundo mediterraneo en la edad antigua. México, Siglo Veintiuno.

MOMIGLIANO, A. (1991) Os limites da helenização. A interação cultural das civilizações grega, romana, céltica, judaica e persa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor,.

REVELL, L. (2009) Roman Imperialism and Local Identities. Cambridge, Cambridge University Press.

TERRENATO, N. (2005) The Deceptive Archetype: Roman Colonialism in Italy and Postcolonial Thought. Em: H. Hurst and S. Owen (Eds.) Ancient Colonizations – Analogy, Similarity & Difference. London: Duckworth, p. 59-72.

WHITTAKER, C.R. (1997) Frontiers of the Roman Empire: a social and economic study. Baltimore: John Hopkins University Press.
 

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