Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0111 - Ética Profissional
Professional ethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar conceitos e princípios de ética e bioética, discutindo suas implicações para a prática clínica, de ensino e pesquisa na área de saúde, especialmente em terapia ocupacional. 2. Discutir e analisar criticamente os instrumentos éticos e legais referentes à atuação profissional do terapeuta ocupacional. 3. Analisar o papel dos Conselhos e Associações de Classe para o desenvolvimento da profissão
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1373516 - Maria Helena Morgani de Almeida
 
Programa Resumido
Evolução do conceito de ética. Teoria utilitarista e teoria deontológica. História e conceito de bioética. Correntes Autonomista e Paternalista. Princípios da bioética: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Ética em pesquisa com seres humanos: Resolução nº 466/12 do CNS. O código de ética e outros instrumentos legais referentes à atuação do terapeuta ocupacional. Conselhos Federal e Regionais de Terapia Ocupacional e Associações de Classe.
 
 
 
Programa
Evolução do conceito de ética. Os ideais éticos. Distinção entre ética e moral, ética e normas jurídicas, ética e normas deontológicas. Teoria utilitarista e teoria deontológica. História e conceito de bioética. Correntes Autonomista e Paternalista. Princípios da bioética: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Principais temas da bioética. Ética em pesquisa com seres humanos: Resolução nº 466/12 do CNS. O código de ética e outros instrumentos legais referentes à atuação do terapeuta ocupacional frente ao desenvolvimento técnico e científico. Relação terapeuta-paciente-equipe-instituição a luz da ética e bioética. Conselhos Federal e Regionais de Terapia Ocupacional e Associações de Classe: história, atividades atuais e importância para o desenvolvimento da profissão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões de textos, participação em dinâmica de grupo e estudos de caso. Realização de seminários
Critério
Participação em atividades de sala de aula: discussões de textos e estudos de caso e nos seminários, apresentação de trabalhos escritos (resumos de textos, seminários), freqüência/ pontualidade.
Norma de Recuperação
Através de prova ou trabalho escrito aos alunos que obtiverem nota inferior a 5,0. Freqüência deverá ser igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
VALLS ALM. O que é ética (8ª ed.). São Paulo: Brasiliense; 2002. Coleção: Primeiros Passos. DINIZ D & GUILHERM D. O que é Bioética. Brasiliense; 2002. - Coleção: Primeiros Passos. SEGRE M & COHEN C. Bioética (2ª ed.). São Paulo: EDUSP; 1999.
FORTES PAC. Ética e Saúde. São Paulo: E.P.U.; 1998.
BARCHIFONTAINE P de & PESSINI L. Problemas atuais de Bioética (4ª ed). S.Paulo: Loyola; 1997.
DURANT G. A Bioética: natureza, princípio, objetivos. São Paulo: Paulus; 1995.
ENCYCLOPEDIA OF BIETHICS, New York: Macmillan; 1997.
CNS. Resolução 466/12 sobre pesquisa envolvendo seres humanos GARRAFA V. A dimensão da ética em saúde pública. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1995.
Ad Saúde - Série Temática 4.Resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO.Código de Ética dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0111

Clique para consultar o oferecimento para MFT0111

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP