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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0136 - Distúrbios de Leitura e Escrita
Reading and Writing Disorders

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
• Conhecer as manifestações e etiologias dos transtornos de linguagem escrita; • Conhecer as práticas fonoaudiológicas de avaliação e diagnóstico dos transtornos de linguagem escrita; • Conhecer as práticas fonoaudiológicas de tratamento e prevenção dos transtornos de linguagem escrita; • Refletir sobre o papel do fonoaudiólogo junto a equipe interdisciplinar que atua com transtornos de aprendizagem e suas comorbidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5099820 - Tais Ciboto
 
Programa Resumido
Caracterização e diferenciação dos quadros de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Critérios diagnósticos dos transtornos de aprendizagem. Caracterização, diagnóstico e manifestações dos transtornos específicos de leitura e escrita. Caracterização, manifestações e implicações no processamento de leitura e escrita e das comorbidades com os transtornos de aprendizagem de linguagem escrita. Avaliação fonoaudiológica dos transtornos de linguagem escrita. Intervenção fonoaudiológica nos transtornos de linguagem escrita.
 
 
 
Programa
• Caracterização e diferenciação dos quadros de dificuldades e transtornos de aprendizagem. • Critérios diagnósticos dos transtornos de aprendizagem com base no DSM 5 e CID 11. • Transtornos específicos de leitura e escrita (dislexia, disgrafia e disortografia): caracterização, diagnóstico e manifestações. • Comorbidades nos transtornos de aprendizagem de linguagem escrita: Discalculia, Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno do Processamento Auditivo: caracterização, manifestações e implicações no processamento de leitura e escrita. • Avaliação fonoaudiológica dos transtornos de linguagem escrita: aplicação e análise de testes padronizados. • Intervenção fonoaudiológica nos transtornos de linguagem escrita: recursos disponíveis e possibilidades de atuação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos teóricos, estudos de casos, resenhas, seminários e provas.
Critério
O aluno deverá apresentar domínio dos conceitos básicos, capacidade de análise crítica e de aplicação teórica dos conceitos desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
CIASCA, S. M. et al. Transtornos de aprendizagem: neurociência e interdisciplinaridade. Ribeirão Preto: Book Toy, 2015. FARRELL, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. FLETCHER, J. M. et al. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2009. ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org). Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. SALLES, J. F.; NAVAS, A. L. Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. São Paulo: Pearson, 2017. SANTOS, M. T. M.; NAVAS, A. L. G. P. Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2016.
 

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