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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0209 - Iniciação à Pesquisa I - Campo: Terapia Ocupacional Social
Introduction to Scientific Research I – Social Occupational Therapy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a iniciação científica, considerando, por um lado, a natureza do trabalho científico (utilização de instrumentos de coletas e análise de dados)
Permitir ao aluno aprofundar temáticas mais próximas ao seu interesse com orientação de docentes que atuam e desenvolvem estudos na mesma área..
Trata-se de processo individual onde o aluno deverá optar entre os campos temáticos abaixo para desenvolver seus estudos:
a)terapia ocupacional e atenção à criança e adolescente em situação social de risco;
b) sobre o terapeuta ocupacional como operador social;
c) sobre movimento sociais e organizações não governamentais que atuam no campo da saúde
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90422 - Marta Carvalho de Almeida
 
Programa Resumido
1.Delimitação do tema,
2. Definição dos objetivos e procedimentos de coleta e de análise de dados.
2. Redação e apresentação do projeto de pesquisa
3. Estudo e discussão de bibliografia específica
 
 
 
Programa
1.Delimitação do tema,
2. Definição dos objetivos e procedimentos de coleta e de análise de dados
2. Redação e apresentação do projeto de pesquisa
3. Estudo e discussão de bibliografia específica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Avaliação continuada durante o desenvolvimento da disciplina levando-se em conta: participação ativa durante as aulas; pontualidade e assiduidade, em aulas na apresentação de trabalhos solicitados.
- Avaliação do conteúdo teórico-prático desenvolvido nas disciplina através de apresentação de: leituras e fichamentos de textos, seminários vinculados ao processo da pesquisa ou estudo em desenvolvimento, trabalhos de campo (coleta de material, levantamento bibliográfico, etc.)
Critério
- apreensão dos conteúdos teórico-práticos desenvolvidos verificada a partir da apresentação de leituras e fichamentos de textos, seminários e projeto de pesquisa conforme as normas adotadas na disciplina, ao qual será atribuída nota entre zero e dez
- postura de aluno adequada ao desenvolvimento do papel profissional e de atividades de pesquisa verificada através da observação da pontualidade, assiduidade e desenvolvimento das atividades solicitadas nos prazos acordados na disciplina
- o aluno deverá ter frequência igual ou superior a 70% e nota igual ou maior que 5,0.
Norma de Recuperação
Reapresentação, segundo o desempenho do aluno no desenvolvimento da disciplina, de leituras e fichamentos de textos, seminários e/ou projeto de pesquisa, em data a ser acordada entre alunos e professores.
 
Bibliografia
     
Básica:
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1989
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo, Cortez, 1991
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.
UNESCO. Guia para a redação de artigos científicos destinados à publicação. MCT & CNPq. Brasília, 1987

Temática: Infância e adolescência:
ARIÉS, P. História social da criança e da família, Rio de Janeiro, 1981.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente, Lei n.8.069 de 13-7-1990. São Paulo, Cortez. 1992.
DONZELOT, J. A polícia das famílias. Rio de Janeiro, Graal, 2. ed., 1986.
FAUSTO,A.;CERVINI,R. (org). O Trabalho e a rua: Crianças e Adolescentes no Brasil Urbano dos anos 80. São Paulo, CORTEZ/UNICEF/CBIA,1991.
PEREIRA JR, A; BEZERRA, J; HERINGER, R. Os impasses da cidadania. Infância e adolescência no Brasil. Rio, Ibase, 1992.
PRIORE, M del (org.) História da criança no Brasil. S.Paulo, Contexto/ CEDHAL, 1991 (coleção caminhos da história).
 

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