Os estudos e atividades da disciplina visam possibilitar ao aluno compreender o processo de elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa, incluindo publicações. Nessa disciplina o aluno deve aprender a desenvolver o raciocínio científico por meio da elaboração e delimitação de tema de pesquisa, revisão bibliográfica, elaboração de projeto de pesquisa e submissão de projeto ao Comitê de Ética. A partir do desenvolvimento de projetos na área de saúde e trabalho, a disciplina visa aproximar o aluno às publicações da área, principais métodos e desenhos de pesquisa utilizados de forma a permitir ao aluno compor seu próprio projeto de pesquisa. Trata-se de processo individual onde o aluno deverá optar entre os campos temáticos abaixo para desenvolver seus estudos: - trabalho e processos de saúde e doença: constituição histórica e atual; estudo de políticas e programas de saúde e trabalho; - estudo de programas de saúde e trabalho e terapia ocupacional em diferentes contextos (CRST, SESMT, INSS, empresas, etc); - estudo de problemáticas relacionadas à inserção no trabalho e de formas de superá-las; - diferentes metodologias de ação em saúde e trabalho – ergonomia, psicodinâmica do trabalho; - reabilitação profissional no Brasil e o papel da terapia ocupacional; - processos de prevenção de adoecimentos relacionados ao trabalho, prevenção de afastamentos; - retorno e permanência no trabalho; - programas de atenção a afastamento por causas externas (acidentes de trabalho, entre outros) incluindo a reinserção profissional; - inclusão com pessoas com deficiência no trabalho.
A disciplina visa possibilitar ao aluno elaborar um projeto de pesquisa relacionado à temática saúde, trabalho e terapia ocupacional, incluindo introdução, objetivo e método, assim como, apoiá-lo no processo de submissão para comitê de ética.
Delimitação do tema; Definição dos objetivos; Definição de método e procedimentos de coleta e de análise de dados; Elaboração do projeto de pesquisa; Submissão ao Comitê de Ética 2) Estudo e discussão de bibliografia específica. O projeto de pesquisa e estudos que serão desenvolvidos no âmbito da disciplina compõem o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso
16. Bibliografia: FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006. KIELHOFNER, Gary. Research in Occupational Therapy: Methods of Inquiry for Enhancing Practice. Philadelphia: F.A. Davis Company, 2006, 729p. LANCMAN, S. Saúde, Trabalho e Terapia Ocupacional. São Paulo: Roca, 2004, 215p. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014, 407p. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed (revisada e atualizada). São Paulo: Cortez, 2016, 317p. SIMONELLI, A. P.; RODRIGUES, D. S. (orgs). Saúde e trabalho em debate: velhas questões, novas perspectivas. Brasília: Paralelo 15, 2013, 503p.