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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0250 - Iniciação à Pesquisa II - Campo: Terapia Ocupacional no Campo Social
Introduction to Scientific Research II - Social Occupational Therapy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e por outro permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas mais próximas a seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.
- Desenvolver o projeto de pesquisa delineado no semestre anterior sobre uma das temáticas abaixo relacionadas:
. possibilidades de intervenção junto a pessoas em processos de rupturas das redes sociais e de suporte: o acompanhamento de crianças; de adolescentes, de jovens ou adultos
. os processos de ruptura das redes sociais e de suporte: estudo bibliográfico
. práticas territoriais de intervenção; estudo teórico ou estudo de casos
. o campo da terapia ocupacional social história, tendências e fundamentação



 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90422 - Marta Carvalho de Almeida
 
Programa Resumido
Treinamento prático por meio de desenvolvimento de assistência clínica de fisioterapia sob supervisão e orientação dos professores do Curso, capacitando o aluno para a assistencia fundamentada em seus aspectos clínicos e funcionais e bases anátomo-fisiológicas e fisiopatológicas nas disfunções respiratórias.

 
 
 
Programa
1.O trabalho de campo ou a organização de revisões bibliográficas
2.Como elaborar e tentar cumprir um cronograma de atividades de pesquisa
3. Organização de diários e registros de trabalho de campo
4. A análise de dados
5. Trabalhando os dados a partir de referenciais teóricos relativos ao tema de interesse
6. Orientações básicas para redação de monografia ou artigo para apresentação na disciplina, segundo as normas estabelecidas para a Revista de Terapia Ocupacional da USP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Cada aluno desenvolverá suas atividades de campo ou de revisão bibliográfica segundo temática de interesse apresentada no projeto de pesquisa
2. Cada docente se responsabilizará por orientação de no máximo 4 (quatro) alunos
3. Será organizado cronograma de orientação com encontros semanais ou quinzenais compatível com o desenvolvimento do conteúdo programático

Critério
- apreensão dos conteúdos teórico-práticos desenvolvidos verificada a partir da apresentação de artigo ou monografia sobre o desenvolvimento de projeto de pesquisa, conforme as normas adotadas na disciplina
- postura de aluno adequada ao desenvolvimento do papel profissional e de atividades de pesquisa verificada através da observação da pontualidade, assiduidade e desenvolvimento das atividades solicitadas nos prazos acordados na disciplina
- o aluno deverá ter frequência igual ou superior a 70% e nota igual ou maior que 5,0
Norma de Recuperação
Reapresentação de artigo ou monografia sobre a pesquisa em data a ser acordada entre alunos e professores, em semestre posterior ao desenvolvimento da disciplina
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989.
MINAYO, M.C.de S.,O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.
TRIVIñOS, A.N.S., Introdução à pesquisa em ciências sociais, São Paulo, 1990.

E outras obras relativas aos temas de interesse escolhidos pelos alunos

 

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