Os estudos e as atividades programadas da disciplina visam possibilitar a iniciação científica, considerando, por um lado, a natureza do trabalho científico (utilização de instrumentos de coleta e análise de dados) e, por outro, permitir ao aluno aprofundar temáticas mais próximas ao seu interesse. Trata-se de processo de orientação e o aluno deverá optar entre os seguintes campos temáticos para desenvolver seus estudos: - a inserção da Terapia Ocupacional nas políticas públicas de atenção psiquiátrica e em saúde mental- a atenção de Terapia Ocupacional em psiquiatria e em saúde mental - modelos de atenção em saúde mental- modalidades de atenção em saúde mental- reabilitação psicossocial
Resumo do conteúdo programático:1. Estudo da bibliografia específica2. Coleta de dados3. Análise dos resultados4. Redação final: artigo/monografia
I. Estudo da bibliografia específicaII. Coleta de dadosIII. Análise dos resultadosIV. Redação final: artigo/monografia
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo- Rio de Janeiro, Hucitec-ABRASCO, 1993. BIBLIOGRAFIA TEMÁTICA:BARROS, D. D. Monografias dos alunos de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo entre 1985 a 1992. In: Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.8, n2/3, p 67-74, maio/dez.,1997.CENTRO DE DOCÊNCIA E PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL. Centro de Docência e Pesquisa em Terapia Ocupacional da FMUSP. 1999. [on line] www.usp.br/fm/to/index.html.EMMEL, M. L. G.; LANCMAN, S. Quem são os nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em Terapia Ocupacional no Brasil. In: Cad. Ter. Ocup. UFSCar, v.7, n.1, p. 29-38, 1998. LANCMAN, S. A influência da capacitação dos terapeutas ocupacionais no processo de constituição da profissão no Brasil. In: Cad. Ter. Ocup. UFSCar, v.7, n.2, p. 49-57, 1998. LOPES, R. E. Cidadania, Políticas Públicas e Terapia Ocupacional, no contexto das ações de saúde mental e saúde da pessoa portadora de deficiência, no Município de São Paulo. Campinas: 1999. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da UNICAMP. LOPES, R.E. A formação do Terapeuta Ocupacional - O currículo: histórico e propostas alternativas. São Carlos: 1991. 241 p. Dissertação (mestrado) - Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade de São Carlos.