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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0254 - Iniciação à Pesquisa II - Campo: Terapia Ocupacional e a Pessoa com Deficiência
Introduction to Scientific Research II - Occupational Therapy and Health of People with Disabilities

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
- Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e por outro permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas mais próximas a seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.
- Desenvolver projeto de pesquisa sobre
. a pessoa com deficiência nos aspectos relacionados à inclusão social, independência e autonomia;
. instituições de atenção a pessoa com deficiência: atuação e propostas;
. terapia ocupacional: modelos e técnicas de intervenção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83981 - Eucenir Fredini Rocha
2089970 - Fatima Correa Oliver
1373516 - Maria Helena Morgani de Almeida
3508975 - Marilia Bense Othero
90422 - Marta Carvalho de Almeida
3199961 - Rosé Colom Toldrá
6926341 - Talita Naiara Rossi da Silva
 
Programa Resumido
1. O trabalho de campo ou de revisão bibliográfica
2. A análise de dados e elaboração de relatórios
3. Como redigir e apresentar um artigo para publicação ou monografia de conclusão de disciplina
 
 
 
Programa
1. O trabalho de campo ou a organização de revisões bibliográficas
2. Como elaborar e tentar cumprir um cronograma de atividades de pesquisa
3. Organização de diários e registros de trabalho de campo
4. A análise de dados
5. Trabalhando os dados a partir de referenciais teóricos relativos ao tema de interesse
6. Orientações básicas para redação de monografia ou artigo para apresentação na disciplina, segundo as normas estabelecidas para a Revista de Terapia Ocupacional da USP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Avaliação continuada durante o desenvolvimento da disciplina levando-se em conta: participação ativa durante as aulas; pontualidade e assiduidade, em aulas na apresentação de trabalhos solicitados.
- Avaliação do conteúdo teórico-prático desenvolvido nas disciplina através de apresentação texto final da disciplina em forma de monografia ou de artigo sobre projeto de pesquisa delineado na disciplina pré-requisito
Critério
- apreensão dos conteúdos teórico-práticos desenvolvidos verificada a partir da apresentação de artigo ou monografia sobre o desenvolvimento de projeto de pesquisa, conforme as normas adotadas na disciplina
- postura de aluno adequada ao desenvolvimento do papel profissional e de atividades de pesquisa verificada através da observação da pontualidade, assiduidade e desenvolvimento das atividades solicitadas nos prazos acordados na disciplina
- o aluno deverá ter frequência igual ou superior a 70% e nota igual ou maior que 5,0
Norma de Recuperação
Reapresentação de artigo ou monografia sobre a pesquisa em data a ser acordada entre alunos e professores, em semestre posterior ao desenvolvimento da disciplina
 
Bibliografia
     

BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989.
MINAYO, M.C.de S.,O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.
TRIVIñOS, A.N.S., Introdução à pesquisa em ciências sociais, São Paulo, 1990.

E outras obras relativas aos temas de interesse escolhidos pelos alunos

 

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