- Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e por outro permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas mais próximas a seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.- Desenvolver projeto de pesquisa sobre . a pessoa com deficiência nos aspectos relacionados à inclusão social, independência e autonomia;. instituições de atenção a pessoa com deficiência: atuação e propostas;. terapia ocupacional: modelos e técnicas de intervenção.
1. O trabalho de campo ou de revisão bibliográfica2. A análise de dados e elaboração de relatórios3. Como redigir e apresentar um artigo para publicação ou monografia de conclusão de disciplina
1. O trabalho de campo ou a organização de revisões bibliográficas2. Como elaborar e tentar cumprir um cronograma de atividades de pesquisa3. Organização de diários e registros de trabalho de campo4. A análise de dados5. Trabalhando os dados a partir de referenciais teóricos relativos ao tema de interesse6. Orientações básicas para redação de monografia ou artigo para apresentação na disciplina, segundo as normas estabelecidas para a Revista de Terapia Ocupacional da USP.
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989. MINAYO, M.C.de S.,O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.TRIVIñOS, A.N.S., Introdução à pesquisa em ciências sociais, São Paulo, 1990.E outras obras relativas aos temas de interesse escolhidos pelos alunos