Ao término da disciplina, oa alunos deverão identificar a natureza inter e multidisciplinar das bases do conhecimento Fonoaudiológico, tanto na prática profissional, quanto na produção de novos conhecimentos. Deverão desenvolver ao longo do curso,um raciocínio que conduza à análise crítica das interfaces disciplinares.
1.Bases epistemológicas do conhecimento interdisciplinar: de Aristóteles à Wittgenstein; uma aventura proposicional.2. A determinação cultural da Escrita: níveis de abstração ou/e academicismo.3.Pensamento: a determinação cultural/ contextualização/ descontextualização.4. Os gêneros do Discurso e o Problema textual : Bakhtin.5. Paradigmas instrumentais em neurociências.6.Pesquisa Educacional: a "guerra dos paradigmas".7.A pesquisa interdisciplinar: a hermenêutica; a relação sujeito/sujeito.8.A teoria do Caos .9.As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas: Michel Foucault.
GARDNER, - A nova Ciência da Mente. Edusp, São Paulo, 1992.FOUCAULT, M. - As Palavras e as Coisas. WITTGENSTEIN, L. - Tractatus Lógico-Philosophicus. Edusp, São Paulo, 1993.