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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0290 - Pesquisa e Prática em Síndromes e Alterações Sensoriomotoras
Research and practice in syndromes and sensory motor disorders

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 150 h )
Carga Horária de Extensão: 54 h
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Proporcionar ao aluno as experiências práticas em em processo terapêutico fonoaudiológico em linguagem, fala, cognição e sistema estomatognático nos quadros derivados de alterações sensoriomotoras de origens sindrômica e não sindrômica, em bebês, crianças e adolescentes, a partir de atividades de prática supervisionada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2227577 - Sandra Cristina Fonseca Pires
 
Programa Resumido
Serão desenvolvidos trabalhos com vistas à adequação das alterações de linguagem, fala, cognição e sistema estomatognático da população alvo que conduzirão à proposição de ações, soluções, intervenções e encaminhamentos, por meio de abordagens como avaliação fonoaudiológica, processo terapêutico, orientação à família e à escola, discussão de casos clínicos com profissionais afins, para crianças em idade pré-escolar e escolar e adolescentes.
 
 
 
Programa
Com vistas à população alvo (crianças em idade pré-escolar e eescolar e adolescentes):
Elaboração e realização de anamnese fonoaudiológica por meio de ações e intervenções diretas;
Elaboração e realização de avaliação fonoaudiológica por meio de ações e intervenções diretas;
Elaboração e realização de planejamento para processo terapêutico fonoaudiológico por meio de ações e intervenções diretas;
Discussão de casos clínicos, com estudo clínico e terapêutico dos quadros alvo, com vistas à intervenção e encaminhamentos;
Elaboração e realização de orientação familiar individual e em grupo por meio de ações e intervenções diretas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão e supervisão de casos clínicos
Critério
Desempenho prático, desempenho ético-moral e prova.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
Prova a partir de estudo de caso, realizada dentro do período regulamentar estabelecido pelo calendário USP, e seguindo os mesmos critérios de avaliação da prova anterior.
 
Bibliografia
     
Revistas CoDAS, Audiology and Communication Research, Dysphagia e Journal of Speech, Language, and Hearing Research
Morris SE, Klein MD. Pre-feeding skills. Therapy Skill Builders. Texas, 2000
Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (orgs). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Roca, 2009
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pacientes com Transtornos da Comunicação Congênitos e Adquiridos na Infância
Objetivos da atividade
Desenvolver e demonstrar, sob supervisão, habilidades para avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes com Transtornos da Comunicação Congênitos e Adquiridos na Infância, bem como habilidades para elaborar e seguir o raciocínio clínico, e para realizar seminários e discussões de casos clínicos na área do estágio e em áreas correlatas fonoaudiológicas e multidisciplinares.
Descrição da atividade
Relacionar resultados das provas diagnósticas com os dados da anamnese, nos principais quadros clínicos da área dos Transtornos da Comunicação Congênitos e Adquiridos na Infância. Descrever os indicadores e prioridades no atendimento fonoaudiológico. Relatar e interpretar os princípios do atendimento centrado no paciente e sua família.
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pacientes atendidos na prática

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