Proporcionar ao aluno as experiências práticas em em processo terapêutico fonoaudiológico em linguagem, fala, cognição e sistema estomatognático nos quadros derivados de alterações sensoriomotoras de origens sindrômica e não sindrômica, em bebês, crianças e adolescentes, a partir de atividades de prática supervisionada.
Serão desenvolvidos trabalhos com vistas à adequação das alterações de linguagem, fala, cognição e sistema estomatognático da população alvo que conduzirão à proposição de ações, soluções, intervenções e encaminhamentos, por meio de abordagens como avaliação fonoaudiológica, processo terapêutico, orientação à família e à escola, discussão de casos clínicos com profissionais afins, para crianças em idade pré-escolar e escolar e adolescentes.
Com vistas à população alvo (crianças em idade pré-escolar e eescolar e adolescentes): Elaboração e realização de anamnese fonoaudiológica por meio de ações e intervenções diretas; Elaboração e realização de avaliação fonoaudiológica por meio de ações e intervenções diretas; Elaboração e realização de planejamento para processo terapêutico fonoaudiológico por meio de ações e intervenções diretas; Discussão de casos clínicos, com estudo clínico e terapêutico dos quadros alvo, com vistas à intervenção e encaminhamentos; Elaboração e realização de orientação familiar individual e em grupo por meio de ações e intervenções diretas.
Revistas CoDAS, Audiology and Communication Research, Dysphagia e Journal of Speech, Language, and Hearing ResearchMorris SE, Klein MD. Pre-feeding skills. Therapy Skill Builders. Texas, 2000Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (orgs). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Roca, 2009