Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0300 - Pesquisa e Prática em Fonoaudiologia em Pediatria
Research and practice in Speech-Language Pathology in Pediatrics

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno as experiências práticas na reabilitação de pacientes tanto com diagnóstico de Alterações no Desenvolvimento da Linguagem como daqueles com Alterações Alimentares a partir de atividades de prática supervisionada, bem como introduzí-lo na pesquisa na área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64520 - Debora Maria Befi Lopes
 
Programa Resumido
A presente disciplina pretende formar o aluno de Graduação em Fonoaudiologia para a avaliação, diagnóstico e reabilitação de crianças com Alterações Específicas de Linguagem (Retardos de Linguagem e Distúrbios Específicos de Linguagem) bem como para a avaliação diagnóstico e reabilitação das Alterações Alimentares. Para tanto o aluno será habilitado a entender e saber utilizar instrumentos formais de avaliação com vistas a um diagnóstico preciso e técnicas adequadas para a reabilitação tanto da comunicação como da alimentação dessas crianças, conforme o caso.
 
 
 
Programa
Avaliação de Linguagem Avaliação da Alimentação Planejamento Terapêutico Análise dos dados obtidos na avaliação Plano de Trabalho Terapêutico Processo de Reabilitação Execução do Plano de Trabalho Terapêutico Relação Terapeuta - Paciente Orientação à Família
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão e supervisão de casos clínicos
Critério
Desempenho prático, desempenho ético-moral e prova.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
Prova a partir de estudo de caso, realizada dentro do período regulamentar estabelecido pelo calendário USP, e seguindo os mesmos critérios de avaliação da prova anterior.
 
Bibliografia
     
Artigos específicos da área publicados nas revistas: CoDAS e Audiology and Communication Research (ACR) ABFW – Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Vocabulário Fonologia Fluência e Pragmática. Carapicuíba São Paulo Pró Fono, 2004 Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo:Ed. Roca, 2009 Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo:Ed. Guanabara-Koogan, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0300

Clique para consultar o oferecimento para MFT0300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP