Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0301 - Pesquisa e Prática em Leitura e Escrita
RESEARCH AND PRACTICE IN READING AND WRITING

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno as experiências práticas sobre os Distúrbios de Leitura e Escrita, a partir de atividades de prática supervisionada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3145202 - Luciene Stivanin Rodriguez
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de raciocínio clínico sobre a investigação, planejamento e intervenção terapêutica nos vários Distúrbios de Leitura e Escrita de origem primária(casos mais simples).
 
 
 
Programa
1) Modelos para a anamnese e investigação da Linguagem Oral e Escrita nos Distúrbios de Leitura e Escrita de origem primária(Casos mais simples); 2) Estudo e interpretação de exames de processos intervenientes nos distúrbios de leitura e escrita, tais como: processamento auditivo; neurológico evolutivo; psiquiátrico; 3) Estudo dos fatores intervenientes nos processos da intervenção fonoaudiológica; 4) Elaboração de planejamento terapêutico para os diferentes Distúrbios de Leitura e Escrita(casos mais simples); 5) Modelos de intervenção fonoaudiológica destinados a essa população; 6) Controle da efetividade dos processos de intervenção. 7) Desenvolvimento da formação profissional clínica para o atendimento a essa população; 8)Desenvolvimento de postura profissional para interagir com aspectos sociais relativos aos pacientes com Distúrbios de Leitura e Escrita tais como : equipe multidisciplinar, orientação educacional para a escola e para os pais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão e supervisão de casos clínicos
Critério
Desempenho prático, desempenho ético-moral e prova.
Norma de Recuperação
Prova a partir de estudo de caso, realizada dentro do período regulamentar estabelecido pelo calendário USP, e seguindo os mesmos critérios de avaliação da prova anterior.
 
Bibliografia
     
1. Dislexia: Novos temas, novas perspectivas. Org . Alves,LM; Mousinho,R; Capellini,SA. São José dos Campos - SP: Pulso Editorial, 2011, 344 páginas.
2. Shaywitz, S. Entendendo a dislexia. Porto Alegre: Ed Artmed. 2005. 286 páginas.
3. Planos terapêuticos (PTFs). Pró-Fono (org). Barueri-SP: Pró-Fono, 2012. 493 páginas.
4. Tratado de Fonoaudiologia. Org. Fernandes, FDM., Mendes, BCA., Navas, ALPGP. Ed.Roca, 2ª ed. 2010, 846 páginas.
5. Revistas indicadas:
5.1.Audiology and Communication Research. Publication of Academia Brasileira de Audiologia. Versão on- line ISSN 2317-6431.
5.2.CODAS. Publication of Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Versão On-line ISNN 2317-1782
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0301

Clique para consultar o oferecimento para MFT0301

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP