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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0323 - Pesquisa e Prática em Promoção da Saúde
RESEARCH AND PRACTICE IN HEALTH PROMOTION

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Contexto Educacional: Proporcionar ao aluno experiências práticas em Promoção da Saúde e Educação em Saúde no contexto da Educação Infantil mediante desenvolvimento de ações planejadas sob supervisão. Contexto Clínico: Proporcionar ao aluno experiências práticas em situações de ocorrência de alterações do sistema estomatognático sob o foco da Promoção da Saúde a partir de atividades de prática clínica supervisionada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
87821 - Mariangela Lopes Bitar
 
Programa Resumido
Contexto Educacional: Norteado pelos paradigmas da Promoção da Saúde e Educação em Saúde, o aluno desenvolverá ações junto aos atores sociais que circulam no cenário da Educação Infantil levando em conta as características e necessidades institucionais e populacionais. Contexto Clínico: Norteado pelos paradigmas da Promoção da Saúde e Educação em Saúde, o aluno realizará intervenções em nível clínico junto a indivíduos e grupos de indivíduos com alterações do sistema estomatognático.
 
 
 
Programa
Contexto Educacional: . Observações coletivas e individuais em diferentes contextos situacionais das diversas áreas-alvo da Fonoaudiologia; . Detecção e encaminhamento de alunos e profissionais com queixas relativas ao campo da Fonoaudiologia; . Ações de Promoção e Educação em Saúde dirigidas aos diferentes grupos de atores sociais e planejadas segundo dados coletados em observações contínuas e demandas institucionais; . Discussão permanente sobre integração Educação e Saúde no âmbito da Educação Infantil e suas interrelações com o Projeto Pedagógico da instituição. Contexto Clínico: • Avaliação e diagnóstico das alterações do sistema estomatognático levando em conta os fatores multicausais associados; • Intervenções fonoaudiológicas norteadas pela promoção da saúde junto a indivíduos e grupos de indivíduos, de diferentes faixas etárias, que apresentem alterações do sistema estomatognático; • Intervenções fonoaudiológicas norteadas pela promoção da saúde e educação em saúde junto aos familiares dos indivíduos que apresentem alterações do sistema estomatognático
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão e supervisão das ações planejadas e desenvolvidas.
Critério
Desempenho prático, capacidade de resolução de problemas, autonomia, desempenho ético-moral, elaboração de relatórios e prova.
Norma de Recuperação
Prova a partir da reflexão do papel do Fonoaudiólogo na Educação Infantil ou estudo de caso clínico, realizada dentro do período regulamentar estabelecido pelo calendário USP, e seguindo os mesmos critérios de avaliação da prova anterior.
 
Bibliografia
     
1. Douglas CR. Tratado de Fisiologia Aplicada à Fonoaudiologia. ROBE Editorial: São Paulo; 2002.
Fernandes FDM (Org.), Mendes B (Org.), Navas ALGP (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2a. ed. São Paulo: Roca, 2009.
2. Felicio CM (Org.), Trawitzki LV (Org.). Interfaces da Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia no Complexo Cérvico-Craniofacial. Pró-Fono: Barueri; 2009.
3. Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (org). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Roca, 2009.
4. Lefevre F, Lefevre AMC. Promoção de Saúde: a negação da negação. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.
5. CoDAS (periódico)
6. Audiology and Communication Research (periódico)
7. Revista de Saúde Pública
8. Revista Brasileira de Epidemiologia
 

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