Capacitar o aluno a identificar condições de vulnerabilidade comunicativa e estratégias de intervenção para promoção da acessibilidade comunicativa. Capacitar quanto à definição, classificação, caracterização e estratégias de intervenção da Comunicação Suplementar e Alternativa. Explorar e apresentar a diversidade de sistemas de CSA e promover raciocínio clínico de seleção, desenvolvimento e aplicação do uso da CSA nas diferentes situações de demanda de acessibilidade comunicativa.
Conceituação, caracterização e utilização dos sistemas multimodais de comunicação. Compreensão da classificação para indicação de CSA, especificações dos sistemas de CSA e parâmetros de avaliação e intervenção de CSA. A disciplina tem enfoque na caracterização, utilização e abrangência de aplicação dos sistemas de Comunicação Suplementar e Alternativa.
Características e princípios da comunicação humana e casos de necessidades complexas de comunicação Tecnologia Assistida e Comunicação Suplementar e Alternativa Perfil epidemiológico de demanda de intervenção para a comunicação Diagnóstico da necessidade de promover formas diferentes de comunicação Vulnerabilidade comunicativa Sistema de Comunicação Suplementar e Alternativa Critérios de indicação sistema de Comunicação Suplementar e Alternativa Princípios e estratégias de intervenção para seleção do sistema conforme demanda específica de CSA Vivência da variedade de sistemas de Comunicação Suplementar e Alternativa
Almirall CB, Soro-Camats E, Bultó CR. Sistemas de Sinais e Ajudas Técnicas para a Comunicação Alternativa e a Escrita. São Paulo: Santos Editora. 2003. American Speech-Language-Hearing Association. Augmentative and Alternative Communication (Practice Portal). (s.d.). Disponível em: www.asha.org/Practice-Portal/Professional-Issues/Augmentative-and-Alternative-Communication/. Beukelman D, Mirenda P. Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children & Adults with Complex Communication Needs 4th Edition. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing. 2013. Deliberato D, Gonçalves MJ, Nunes DRP. Trilhando juntos a Comunicação Alternativa. Marília: ABPEE, 2017. ISAAC. International Society for Augmentative and Alternative Communication. [2010?]. Disponível em: https://www.isaac-online.org/ Pires SCF. Comunicação Suplementar e Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto [Tese]. São Paulo (SP): Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2008. Piscitelli D, Ferrarello F, Ugolini A, Verola S, Pellicciari L. Measurement properties of the Gross Motor Function Classification System, Gross Motor Function Classification System-Expanded & Revised, Manual Ability Classification System, and Communication Function Classification System in cerebral palsy: a systematic review with meta-analysis. Dev Med Child Neurol. 2021 Nov;63(11):1251-1261.