Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0345 - Comunicação Suplementar e Alternativa
Augmentative and Alternative Communication

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a identificar condições de vulnerabilidade comunicativa e estratégias de intervenção para promoção da acessibilidade comunicativa. Capacitar quanto à definição, classificação, caracterização e estratégias de intervenção da Comunicação Suplementar e Alternativa. Explorar e apresentar a diversidade de sistemas de CSA e promover raciocínio clínico de seleção, desenvolvimento e aplicação do uso da CSA nas diferentes situações de demanda de acessibilidade comunicativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2227577 - Sandra Cristina Fonseca Pires
 
Programa Resumido
Conceituação, caracterização e utilização dos sistemas multimodais de comunicação. Compreensão da classificação para indicação de CSA, especificações dos sistemas de CSA e parâmetros de avaliação e intervenção de CSA.
A disciplina tem enfoque na caracterização, utilização e abrangência de aplicação dos sistemas de Comunicação Suplementar e Alternativa.
 
 
 
Programa
Características e princípios da comunicação humana e casos de necessidades complexas de comunicação
Tecnologia Assistida e Comunicação Suplementar e Alternativa
Perfil epidemiológico de demanda de intervenção para a comunicação
Diagnóstico da necessidade de promover formas diferentes de comunicação
Vulnerabilidade comunicativa
Sistema de Comunicação Suplementar e Alternativa
Critérios de indicação sistema de Comunicação Suplementar e Alternativa
Princípios e estratégias de intervenção para seleção do sistema conforme demanda específica de CSA
Vivência da variedade de sistemas de Comunicação Suplementar e Alternativa
 
 
 
Avaliação
     
Método
Formativa. Feedback em grupo. Somativa (prova, trabalho).
Critério
O aluno deverá aprender domínio dos conceitos básicos, capacidade de análise crítica e aplicação teórica dos conceitos desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Prova ou apresentação de trabalho e outras atividades práticas em aula.
 
Bibliografia
     
Almirall CB, Soro-Camats E, Bultó CR. Sistemas de Sinais e Ajudas Técnicas para a Comunicação Alternativa e a Escrita. São Paulo: Santos Editora. 2003.
American Speech-Language-Hearing Association. Augmentative and Alternative Communication (Practice Portal). (s.d.). Disponível em: www.asha.org/Practice-Portal/Professional-Issues/Augmentative-and-Alternative-Communication/.
Beukelman D, Mirenda P. Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children & Adults with Complex Communication Needs 4th Edition. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing. 2013.
Deliberato D, Gonçalves MJ, Nunes DRP. Trilhando juntos a Comunicação Alternativa. Marília: ABPEE, 2017.
ISAAC. International Society for Augmentative and Alternative Communication. [2010?]. Disponível em: https://www.isaac-online.org/ 
Pires SCF. Comunicação Suplementar e Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto [Tese]. São Paulo (SP): Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2008.
Piscitelli D, Ferrarello F, Ugolini A, Verola S, Pellicciari L. Measurement properties of the Gross Motor Function Classification System, Gross Motor Function Classification System-Expanded & Revised, Manual Ability Classification System, and Communication Function Classification System in cerebral palsy: a systematic review with meta-analysis. Dev Med Child Neurol. 2021 Nov;63(11):1251-1261. 
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0345

Clique para consultar o oferecimento para MFT0345

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP