Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0348 - Distúrbios da Linguagem e Cognição
LANGUAGE AND COGNITION DISORDERS

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Instrumentar o aluno para que realize estudos e pesquisa na interface lingüístico/cognitiva dos principais distúrbios da linguagem oral. Apresentar as interrelações dos principais distúrbios cognitivos e de linguagem. Apresentar as principais características do desenvolvimento cognitivo infantil normal e patológico e estabelecer as relações com os principais aspectos do desenvolvimento da linguagem infantil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
588080 - Daniela Regina Molini Avejonas
 
Programa Resumido
Conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento cognitivo e sua interelação com os distúrbios de linguagem.
 
 
 
Programa
Desenvolvimento cognitivo infantil na óptica de diversos modelos teóricos. Alterações do desenvolvimento cognitivo infantil. Relações entre a atenção, percepção, memória, função executiva, emoção e os distúrbios de linguagem infantil. Modelos de avaliação lingüístico/cognitiva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Discussão de textos. Estudos de casos.
Critério
Apresentação de seminários; prova.
Norma de Recuperação

Prova e/ou apresentação de trabalho.
 
Bibliografia
     
Chapman RS. Processos e Distúrbios na Aquisição de Linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.Fernandes FDM(Org.), Mendes BCA (Org.), Navas ALPGP (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. 2.ed. São Paulo: Rocca, 2009. Gazzaniga MS, Ivry RB, Mangun GR. Neurociência Cognitiva – A biologia da mente. 2.ed.Porto Alegre: artmed, 2006. FERREIRA LP. (Org.); BEFI-LOPES DM. (Org.) LIMONGI SCO. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 1. ed. São Paulo: Roca, 2004. GOLDFELD M. Fundamentos em Fonoaudiologia: Linguagem. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003. LIMONGI SCO. (Org.). Fonoaudiologia: informação para a formação – desenvolvimento de linguagem e suas alterações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. Luria AR. Desenvolvimento Cognitivo. 5.ed. Icone Editora, 2008. Seber MG. Construção da inteligência pela criança. São Paulo: Scipione, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0348

Clique para consultar o oferecimento para MFT0348

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP