Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0350 - Leitura e Escrita
READING AND WRITING

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Conhecer a relação entre linguagem oral e escrita;
Conhecer o papel da leitura e da escrita na comunicação humana;
Conhecer os processos subjacentes ao processamento da linguagem escrita;
Conhecer as principais visões do processo ensino-aprendizagem da linguagem escrita com vistas à atuação fonoaudiológica no âmbito escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5099820 - Tais Ciboto
 
Programa Resumido
Relações entre linguagem oral e escrita. Princípios da neuroaprendizagem humana. Habilidades metafonológicas e suas implicações para a aquisição da linguagem escrita. Alfabetização e a situação atual do ensino da língua escrita no Brasil. Neurodesenvolvimento da leitura e da escrita: padrões de normalidade.
 
 
 
Programa
1.	Relações entre linguagem oral e escrita;
2.	Bases neuroanatômicas e neurofuncionais da aprendizagem da linguagem escrita;
3.	Alfabetização e a situação atual do ensino da língua escrita no Brasil; 
4.	Habilidades metafonológicas e suas implicações para a aquisição da linguagem escrita;
5.	Modelos teóricos de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos teóricos e/ou práticos. Seminários. Provas escritas.
Critério
O aluno deverá apresentar domínio dos conceitos básicos, capacidade de análise crítica e de aplicação teórica dos conceitos desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Prova e/ou apresentação de trabalho individual.
 
Bibliografia
     
16. Bibliografia:

COSENZA; R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. 1 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

MOOJEN, S. M. P. A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

NUNES, T.; BRYANT, P. Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Porto Alegre: Penso, 2014.

SANTOS, M. T. M.; NAVAS, A. L. G. P. Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2016.

SNOWLING, M. J.; HULME, C. (	org). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.


 

Clique para consultar os requisitos para MFT0350

Clique para consultar o oferecimento para MFT0350

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP