Conhecer a relação entre linguagem oral e escrita; Conhecer o papel da leitura e da escrita na comunicação humana; Conhecer os processos subjacentes ao processamento da linguagem escrita; Conhecer as principais visões do processo ensino-aprendizagem da linguagem escrita com vistas à atuação fonoaudiológica no âmbito escolar.
Relações entre linguagem oral e escrita. Princípios da neuroaprendizagem humana. Habilidades metafonológicas e suas implicações para a aquisição da linguagem escrita. Alfabetização e a situação atual do ensino da língua escrita no Brasil. Neurodesenvolvimento da leitura e da escrita: padrões de normalidade.
1. Relações entre linguagem oral e escrita; 2. Bases neuroanatômicas e neurofuncionais da aprendizagem da linguagem escrita; 3. Alfabetização e a situação atual do ensino da língua escrita no Brasil; 4. Habilidades metafonológicas e suas implicações para a aquisição da linguagem escrita; 5. Modelos teóricos de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita.
16. Bibliografia: COSENZA; R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. 1 ed. Porto Alegre: Penso, 2012. MOOJEN, S. M. P. A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. NUNES, T.; BRYANT, P. Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Porto Alegre: Penso, 2014. SANTOS, M. T. M.; NAVAS, A. L. G. P. Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2016. SNOWLING, M. J.; HULME, C. ( org). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.