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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0365 - Distúrbios da Fonação
PHONATION DISORDERS

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre os conceitos básicos dos distúrbios da fonação englobando disfonias orgânicas congênitas e adquiridas, disfonias funcionais e disfonias organofuncionais, bem como diferentes tipos de intervenção, abordagens terapêuticas, técnicas vocais e planejamento terapêutico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2158174 - Nair Katia Nemr
 
Programa Resumido
Conceitos básicos das diferentes classificações das disfonias, dos tipos de intervenção fonoaudiológica, das abordagens terapêuticas das técnicas vocais e do planejamento terapêutico.
 
 
 
Programa
• Disfonias orgânicas congênitas
• Disfonias funcionais
• Disfonias organofuncionais
• Disfonias orgânicas adquiridas: neurologia
• Disfonias orgânicas: câncer de cabeça e pescoço
• Disfonia e disfagia
• Tipos de intervenções fonoaudiológicas em voz
• Abordagens terapêuticas e técnicas vocais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, prova e participação em aula.
Critério
O aluno deverá apresentar domínio dos conceitos básicos, capacidade de análise crítica e de aplicação teórica dos conceitos desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Prova e/ou apresentação de trabalho individual.
 
Bibliografia
     
Periódico:
Journal of Voice
Livros:
Behlau M (org). Voz: O livro do especialista v.1. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.
Behlau M (org). Voz: O livro do especialista v.2. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (org). Tratado de Fonoaudiologia – 2ª edição. Seção 6-Voz.
São Paulo, Roca, 2009.p.693-823.
Kyrillos LR (org.) Expressividade: da teoria à prática. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2005.
Sataloff RT. Treatment of Voice Disorders. Plural Publishing, San Diego, 2005.
Sataloff RT. Voice Science. Plural Publishing, San Diego, 2005.
 

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