Capacitar o aluno para: a) identificar alterações fonoaudiológicas de deglutição e fala decorrentes de lesões neurológicas: b) utilizar instrumental de avaliação fonoaudiológica, refletir sobre os achados e diagnosticar do ponto de vista fonoaudiológico alterações de deglutição e falae desordens relacionadas;c) tratar alterações fonoaudiológicas de deglutição e fala e desordens relacionadas;de portadores adultos e idosos
Conhecimentos sobre atuaçao fonoaudiológica junto a idosos e adultos, com lesão neurológica adquirida e distúrbios de deglutição e fala.Iniciação à pesquisa na área. Estudos de casos.
a) métodos, instrumentos e procedimentos de avaliação fonoaudiológica nos casos de disfagias, disartrias e apraxias de fala adquiridasb) diagnóstico e prognóstico fonoaudiológicos;c) métodos de terapêutica fonoaudiológica d) indicadores de eficácia de terapia;e) pesquisa sobre alterações da deglutição e fala em adultos e idosos com lesões neurológicas;f) comorbidadesg) equipe multidisciplinar;h) apresentação e discussão de casos.
Ekberg O. Dysphagia: diagnosis and treatment. Malmo. Springer.2012. 615p Miller RM, Strand EA, Britton D. Management of speech and swallowing disorders in degenerative diseases.Austin.Texas. PRO-ED. 2013. 246pDuffy JR. Motor Speech Disorders: Substrates, Differential Diagnosis, and Management.3ª ed. St. Louis. Elsevier. 2013.Freed DB. Motor Speech Disorders:Diagnosis & Treatment, 2nd ed.: NY. Delmar, 2011. 302p Halpern H, Goldfarb RM. (eds) Language and Motor Speech Disorders in Adults. Burlington. Jones & Bartlett Books.2013. 344pTextos dos seguintes periódicos:Topics in Stroke Rehabilitation Archives of Physical Medicine and Rehabilitation American Journal of Speech Language Pathology. Neuropsychological Rehabilitation