Propiciar conhecimentos básicos sobre as diferentes teorias de aquisição e desenvolvimento de linguagem em um enfoque fonoaudiológico. Discutir os fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais que determinam e interferem no desenvolvimento da linguagem. Capacitar o aluno sobre o desenvolvimento dos diferentes aspectos da linguagem: fonologia, morfosintaxe, semântica, pragmática e discurso.
Conceitos básicos sobre aquisição e desenvolvimento de linguagem.
Bases Conceituais do Desenvolvimento de Linguagem. Teorias de Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem – Enfoque Fonoaudiológico (Behaviorista, Inatista, Cognitivista, Interacionista, Psicolinguística, Sócio-Interacionista). Neurociência da comunicação. Organização cerebral da linguagem. Determinantes biológicos no desenvolvimento de linguagem. Aspectos psicológicos e desenvolvimento de linguagem. Fatores sociais e culturais e desenvolvimento de linguagem. Desenvolvimento morfosintático, semântico, fonológico, pragmático e discursivo nos cinco primeiros anos de vida.
Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo:Ed. Roca, 2009Linguagem: desenvolvimento normal, alterações e distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003Revista CoDASRevista ACR