Formar o aluno para reconhecer os sinais e sintomas dos distúrbios neurogênicos adquiridos e degenerativos de fala e linguagem.
As aulas serão dadas em módulos que abrangem diagnóstico de um distúrbio neurogênicos adquiridos e degenerativos de fala e linguagem. Os módulos implicam na descrição das características e gravidade dos distúrbios; metas de intervenção; identificação de fatores que possam contribuir para o agravamento dos distúrbios; diagnósticos diferenciais; ocorrência de comorbidades na escrita e encaminhamento para outros profissionais, conforme necessário.
Será composto por 15 aulas sobre os principais distúrbios neurogênicos da fala e linguagem sendo, os quadros de afasias; apraxias; disartrias e processos demenciais neurocognitivos. Formar o aluno para identificar os principais distúrbios e síndromes clínicas apontando corretamente a fisiopatologia, ferramentas diagnósticas, diagnósticos diferenciais e princípios gerais da terapêutica. Vivências e discussão de casos sobre a realização correta de anamnese; raciocínio diagnóstico e condutas terapêuticas. Bases epidemiológicas e sociais dos distúrbios. Experiências para a correta identificação de exames e testes complementares multiprofissionais.
1. Murdoch BE. Acquired speech and language disorders: a neuroanatomical and functional neurological approach. 2nd edition, New Jersey: Wiley-Blackwell, 2009. (375 p.) 2. Duffy JR. Motor speech disorders: Substrates, differential diagnosis, and management. 4th edition. Maryland: Mosby, 2019. (512 p.) 3. Chapey R. Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders. 5th edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkings, 2008. (1090 p.)