Levar o aluno a conhecer os elementos essenciais para o desenvolvimento de atividades de avaliação de necessidades, seleção, prescrição, adaptação e segmento do uso de dispositivos tecnológicos propostos em condições de défcit funcional. Propiciar ao aluno a compreensão das relações que envolvem a utilização desses dispositivos, considerando o cotidiano como estrutura histórica complexa, material e simbolicamente construída. Proporcionar ao aluno noções teóricas e práticas da confecção de órteses.
O campo da Tecnologia Assistiva: terapêutica e de pesquisa. O universo dos dispositivos tecnológicos. Modelos assistenciais e tecnologia assistiva. O acesso à tecnologia assistiva no Brasil e a terapia ocupacional. Métodos de avaliação e intervenção em tecnologia assistiva. Cotidiano, atividades da vida diária e tecnologia assistiva: a produção da autonomia dos sujeitos. Órteses estáticas e dinâmicas: aplicação criação e confecção. Materiais usuais e alternativos para a confecção de órteses.
ALMEIDA, M. H. M.; CASTIGLIONI, M. C. Recursos tecnológicos: estratégia de promoção do autocuidado, atividades e participação para pessoas com doença de Parkinson. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 152-157, set./dez. 2007. ALVES, A.C.J.; EMMEL, M.L.G.; MATSUKURA, T.S.M. Formação e prática do terapeuta ocupacional que utiliza Tecnologia Assistiva como recurso terapêutico. Revista de Terapia Ocupacional da USP, vol.23, n.1, 2012 BERTOLOZZI VARELA, RENATA CRISTINA; CORRÊA OLIVER, FÁTIMA A utilização de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência Ciência & Saúde Coletiva, vol. 18, núm. 6, junio, 2013 CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. S.P: SENAC, 2007 CASTIGLIONI, M.C. Tecnologia aplicada a corpos. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 9-13, jan./abr., 2005. COOK, A.M. & HUSSEY, S.M. Assistive technologies: principles and practice. St Louis: Mosby, 1994. CRUZ, D.M.C. et.al O trabalho e a tecnologia assistiva na perspectiva de pessoas com deficiência física. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2015 set.-dez.;26(3):382-9. GARNER, J.B. & CAMPBELL, P.H. Technology for persons with severe disabilities: Practical and ethical considerations. Journal of Special Education, 1987, 21:122-132. Within GITLOW, L.; RAKOSKI, M.A. Systematic Assistive Tecnology evaluation within Occupational Therapy. Occupational Therapy Practice. V.14, n.9, 2009 GORDON, R.E. & KOZOLE, K.P. Occupational therapy and rehabilitation engineering: a team approach to helping persons with severe physical disability to upgrade functional independence. In: ________________________________ Occupational Therapy Strategies and adaptations for independent daily living. The Haworth Press Inc. 1984. 117-129. JOINES, S. Enhancing quality of life through Universal Design. NeuroRehabilitation, v.25, p313-326, 2009. LUZO, M.C.M.; MELLO, M.A.F.; CAPANEMA, V.M. Recursos tecnológicos em Terapia Ocupacional – Órteses e Tecnologia Assistiva. In: CARLO, M.M.R.P.; LUZO, M.C.M. (orgs). Terapia Ocupacional: reabilitação física e contextos hospitalares. S.P: Roca, 2004 MELLO, M.A.F. Tecnologia Assistiva. Medicina de Reabilitação Aplicada à Ortopedia e Traumatologia. S.P: Manole, 1997. PELOSI, M.B. O papel do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva. Caderno de Terapia Ocupacional da UFSCar, v.13, n.1, 2005 PHILLIPS, B.; ZHAO,H. Predictors of Assistive Technology abandonment. Assistive Technology, v.5, 1993. ROCHA, E.F.; CASTIGLIONI, M.C. Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da USP, v.16, n.3, 2005 SCHERER, M.J. Living in the state of the stuck: how technology impacts the lives of people with disabilities. Cambridge, MA: Brookline Books, 1996 SCHERER, M.J. Predictors of assistive tecnology use: The importance of personal and psychosocial factors. Disability and Rehabilitation, v.27, n.21, 2005