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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0712 - Metodologia Científica - O Debate em Torno do Conhecimento Científico
Research Methodology – Debates on the Scientific Knowledge

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Abordar aspectos da história da ciência; Oferecer elementos para que o aluno identifique o método científico e os componentes da linguagem científica; Discutir a ciência e a produção científica no campo da terapia ocupacional; Apresentar métodos e técnicas de pesquisa, com ênfase no campo de terapia ocupacional; Fundamentar e apoiar a elaboração de um projeto de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6926341 - Talita Naiara Rossi da Silva
 
Programa Resumido
O papel do pesquisador: sua presença e sua ação; Etapas de um projeto de pesquisa; Principais métodos de pesquisa utilizados por pesquisadores terapeutas ocupacionais; Desenvolvimento de pesquisa: procedimentos e instrumentos de coleta e de análise de dados e elaboração de relatório; A normatização do trabalho científico: preparação de relatórios de monografia, artigos e relatórios técnicos para publicação.
 
 
 
Programa
1.     Conhecimento cotidiano: diversidade do saber em sociedade
1.1	Conhecimento científico
1.2	Pesquisa e Terapia Ocupacional
2.	Processo de investigação científica 
2.1	Abordagens qualitativa, quantitativa e métodos mistos
2.2	Tipos de pesquisa: descritiva, exploratória e experimental 
2.3	Processo de pesquisa
3.	Delineamento de pesquisa
3.1	Tema, problema e objetivos
3.2	O papel da teoria na pesquisa
3.3	Hipóteses, variáveis e título
3.4	Ética em pesquisa científica
3.5	Estudos de revisão da literatura 
3.6	Delineamentos metodológicos qualitativos: coleta e análise de dados
3.7	Delineamentos metodológicos quantitativos: coleta e análise de dados
4.	Elaboração do projeto de pesquisa
5.	Elaboração de relatório de pesquisa e divulgação do resultado
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência e participação em aula; Leituras, atividades em aula e estudos dirigidos (até 4,0 pontos); Elaboração de um projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso (até 6,0 pontos).
Critério
Nota mínima de 5,0 (cinco) pontos considerando as atividades em aula, estudos dirigidos e o projeto de pesquisa.
Norma de Recuperação
Apresentação de projeto de pesquisa; Elaboração de trabalho escrito baseado nas temáticas abordadas nos exercícios preparatórios para as aulas.
 
Bibliografia
     
DEMO P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2000.
DEMO P. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis, Vozes, 1998.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GAYA, Adroaldo (org.). Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008. 
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
KIELHOFNER, Gary. Research in Occupational Therapy: Methods of Inquiry for Enhancing Practice. Philadelphia: F.A. Davis Company, 2006, 729p.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, 340p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014, 407p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 80p. 
OTTENBACHER, Kenneth J. Confusion in Occupational Therapy Research:  Does the End Justify the Method? The American journal of Occupational Therapy, v.46, n.10, p.871-874, 1992.
OTTENBACHER, Kenneth J. Research: Its Importance to Clinical Practice in Occupational Therapy. The American journal of Occupational Therapy, v.41, n.4, p.213-215, 1987.
PORTNEY, Leslie G.; Watkins, Mary P. Foundations of Clinical Research: applications to practice. 3rd. ed. Philadelphia: F.A. Davis Company, 2015, 892p.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed (revisada e atualizada). São Paulo: Cortez, 2016, 317p.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.
TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 3, p. 507 514, 2005. 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Medicina. Divisão de Biblioteca e Documentação. Guia de apresentação de dissertações, teses e monografias. Elaborado por Anneliese Carneiro da Cunha, Maria Julia de A. L. Freddi, Maria F. Crestana, Marinalva de Souza Aragão, Suely Campos Cardoso, Valéria Vilhena. 3a ed. São Paulo: Divisão de Biblioteca e Documentação; 2011. Disponível em 
VOLPATO, Gilson. Dicas para redação científica. 4. ed (revisada e ampliada). Botucatu: Best Writing, 2016, 287p. 
WEG, Rosana Morais; JESUS, Virgínia Maria Antunes. O texto científico. 2.ed. São Paulo: Companhia dos Livros, 2012.
YERXA, Elizabeth, J. Research: The Key to the Development of Occupational Therapy as an Academic Discipline. The American journal of Occupational Therapy, v.41, n.7, p.415-419, 1987.
 

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