Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0716 - Desenvolvimento Infantil
Child Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Introduzir o estudante às reflexões sobre o desenvolvimento humano global enquanto processo evolutivo dinâmico construído na interface das estruturas biológica e as condições socioculturais; Possibilitar ao estudante a problematização e o conhecimento dos principais elementos que constituem as diferentes fases do desenvolvimento situadas entre o nascimento e a adolescência. .
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3508975 - Marilia Bense Othero
 
Programa Resumido
- Diretrizes gerais do desenvolvimento infantil, considerando diferentes aspectos intrínsecos ao processo, como: a) Desenvolvimento neuro-motor e imagem corporal; b) Desenvolvimento psicológico, particularmente quanto ao aspecto afetivo-cognitivo; c) O papel das interações humanas e da formação de laços afetivos no desenvolvimento infantil - observação e análise de diferentes etapas do desenvolvimento infantil (atividades teórico-práticas).
 
 
 
Programa
- Diretrizes gerais do desenvolvimento infantil, considerando diferentes aspectos intrínsecos ao processo, como: a) o desenvolvimento neuropsicomotor; b) os processos psicológicos da criança e a dependência de seu modo concreto de vida; c) o papel das interações humanas e da formação de laços afetivos no desenvolvimento infantil - Observação e análise de diferentes etapas do desenvolvimento infantil (atividades teórico-práticas); d) a constituição do sujeito a partir das experiências permitidas pela cultura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Participação, pontualidade e assiduidade nas atividades da disciplina;
- Complexidade das avaliações escritas;
- Qualidade dos relatórios (quanto ao conteúdo e forma da apresentação);
- Seminários.
Critério
Participação, pontualidade e assiduidade nas atividades da disciplina; Complexidade das avaliações escritas; Qualidade dos relatórios (quanto ao conteúdo e forma de apresentação); Seminários; Prova escrita.
Norma de Recuperação
- Avaliação: prova escrita ou trabalho escrito sobre temática da disciplina.
- Realização: antes do início do semestre posterior ao da realização da disciplina.

 
Bibliografia
     
ACOSTA, A.R.; VITALE, M.A.F.(orgs) Família: redes, laços e políticas públicas. S.P: IEE/PUCSP, 2003 ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2ª ed, RJ, Zahar, 1981, 279p. BOBATH, B. & BOBATH, K. Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral. São Paulo, Manole, 123p. BORGES, T.M.M. A criança em idade pré-escolar. São Paulo, Ática, 1994. BOWLBY, J. Formação e rompimento dos laços afetivos, São Paulo, Martins Fontes, 1982, 165p. BRAZELTON, T.B. Bebês e mamães. RJ, Ed. Campus, 1981, 299p. BRUNER, J. El habla del nino. 2ª ed, Barcelona, Paidós, 1990, 141p. CHAUÍ ,M. O ser humano é um ser social. S.P: Editora WMF Martins Fontes, 2013 COHEN,C. Antropologia da criança. R.J: Zahar Ed., 2005 CORIAT, L. A maturação psicomotora do 1º ano de vida da criança. 3ª. Ed., São Paulo, Moraes, 1991, 182p. DANTAS, H. In: LA TAILLE, Y. e outros. "Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon", Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, SUMMUS, 1992, p.35-44. DARGASSIES, S.S. As bases do desenvolvimento neurológico do lactente. São Paulo, Manole, 1980. DIAMENT, A. A evolução neurológica do lactente normal. São Paulo, EDUSP-EDART, 1976. DIAS, E.O. A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott. R.J: Imago, 2003 FLEMING, J. Desenvolvimento normal e seus desvios no lactente. RJ, Atheneu, 1987, 328p. FREIRE, M., A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. R.J: Editora Paz e Terra, 1996 GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. R.J: Vozes, 2008 GESELL, A. A criança dos 5 aos 10 anos. Lisboa, Publicações D. Quixote, 1977. GUTMAN, L. Maternidade e o encontro com a própria sombra: o resgate do relacionamento entre mães e filhos. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014. JERUSALINSKY, A. Psicanálise e desenvolvimento infantil: um enfoque transdisciplinar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989. LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até os 6 anos. São Paulo, Artes Médicas, 1984. LEFÈVRE, B. Neuropsicologia infantil. São Paulo, Sarvier, 1989, 142p. LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo, Ícone, 1990, 223p. MAHONEY,A.A.; ALMEIDA, L.R. (orgs). Henri Wallon – Psicologia e Educação. S.P: Edições Loyola, 2000 PÈREZ-SANCHES, M. Observação de bebês: relações emocionais no 1º ano PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, 3a ed, RJ, Zahar, 1978, 370p. RAPPAPORT, C.L. (org) Psicologia do desenvolvimento. São Paulo, EPU, 1981. VolI, II, III. PINO,A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. S.P: Cortez, 2005 REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. R.J: Vozes, 1995. SAWAIA, B. B. O irredutível humano: uma ontologia da liberdade. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 12., 2004, Porto Alegre. p. 165-177 Anais...Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003. SMOLKA, A.L.B.; GÓES, M.C.R. A linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas/SP: Papirus, 2003 SMOLKA, A.L.B.; NOGUEIRA, A.L.(orgs) Estudos na perspectiva de Vigotski. Gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2013. SMOLKA, A.L.B.; NOGUEIRA, A.L.(orgs) Questões do desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2010 SPITZ, R.A. O primeiro ano de vida. São Paulo, Martins Fontes. STERN, D. A constelação da maternidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. TRINDADE, A. Gestos de cuidado, gestos de amor. S.P: Summus Editorial, 2007 VIGOTSKII, L.S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, São Paulo, Ícone/EDUSP, 1988, 228p. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente, 1ª ed., São Paulo, Martins Fontes, 1984, Cap. 1, 168p. VYGOTSKY.L.S. Pensamento e linguagem, 3a. ed, São Paulo, Martins Fontes, 1993, 135p. WALLON, H. A evolução psicológica da criança, Cap. X, São Paulo, Edições 70, 1981, 238p. WEREBE, M. J. G. & BRULFERT, J. N. Henri Wallon. São Paulo, Ática, 1986, 192p. WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade.R.J: Imago Editora, 1975
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0716

Clique para consultar o oferecimento para MFT0716

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP