Preparar o aluno do último ano do Curso de Graduação para a vivência profissional interativa: desafios e dilemas éticos, morais, científicos e práticos na área dos Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos. Capacitar o aluno para formular e executar um plano de pesquisa que será a diretriz e o marcador de capacitação para a apresentação do trabalho de conclusão do curso de graduação na área dos Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos.
A disciplina abrange o estudo de casos sob a visão da pesquisa científica: base bibliográfica baseada em evidências, coleta e tabulação de dados, análise estatística, redação final na forma de artigo de pesquisa. O caso ou casos de estudo contemplarão: a discussão diagnóstica, o tratamento e o prognóstico do paciente. A abordagem considera os aspectos clínicos, a saúde mental, as condições socioeconômico culturais e os direitos e desejos do paciente e sua família na área Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos.
Aulas teóricas e teórico-práticas para elaborar, aplicar e interpretar uma pesquisa científica junto aos Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos. O aluno aprenderá a compreender o paciente e a sua própria prática profissional com base científica, ética e de produção bibliográfica.
1. Murdoch BE. Acquired speech and language disorders: a neuroanatomical and functional neurological approach. 2nd edition, New Jersey: Wiley-Blackwell, 2009. (375 p.) 2. Duffy JR. Motor speech disorders: Substrates, differential diagnosis, and management. 4th edition. Maryland: Mosby, 2019. (512 p.) 3. Chapey R. Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders. 5th edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkings, 2008. (1090 p.)