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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0750 - Tópicos Clínicos e de Pesquisa em Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos
Clinical and Research Topics Acquired and Neurodegenerative Communication Disorders

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Carga Horária de Extensão: 45 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Preparar o aluno do último ano do Curso de Graduação para a vivência profissional interativa: desafios e dilemas éticos, morais, científicos e práticos na área dos Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos. Capacitar o aluno para formular e executar um plano de pesquisa que será a diretriz e o marcador de capacitação para a apresentação do trabalho de conclusão do curso de graduação na área dos Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6478623 - Ana Paula Ritto
88221 - Leticia Lessa Mansur
 
Programa Resumido
A disciplina abrange o estudo de casos sob a visão da pesquisa científica: base bibliográfica baseada em evidências, coleta e tabulação de dados, análise estatística, redação final na forma de artigo de pesquisa. O caso ou casos de estudo contemplarão: a discussão diagnóstica, o tratamento e o prognóstico do paciente. A abordagem considera os aspectos clínicos, a saúde mental, as condições socioeconômico culturais e os direitos e desejos do paciente e sua família na área Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos.
 
 
 
Programa
Aulas teóricas e teórico-práticas para elaborar, aplicar e interpretar uma pesquisa científica junto aos Distúrbios ou Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos. O aluno aprenderá a compreender o paciente e a sua própria prática profissional com base científica, ética e de produção bibliográfica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será avaliado por metodologia de desempenho. Haverá instrumento de autoavaliação (o aluno reflete sobre o seu próprio aprendizado). Haverá instrumento de avaliação de avaliação técnica. Haverá instrumento de avaliação formativa (prova tradicional).
Critério
Médias das provas de desempenho igual ou superior a 5,0 (cinco). Frequência de 100% nas atividades práticas.
Norma de Recuperação
Será fornecido ao aluno material específico para a evolução do seu processo de aprendizagem na área do conhecimento da disciplina. O aluno será avaliado por instrumento de avaliação formativa (prova tradicional).
 
Bibliografia
     
1. Murdoch BE. Acquired speech and language disorders: a neuroanatomical and functional neurological approach. 2nd edition, New Jersey: Wiley-Blackwell, 2009. (375 p.)

2. Duffy JR. Motor speech disorders: Substrates, differential diagnosis, and management. 4th edition. Maryland: Mosby, 2019. (512 p.)

3. Chapey R. Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders. 5th edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkings, 2008. (1090 p.)
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pacientes com Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurovegetativos
Objetivos da atividade
Preparar o aluno do último ano de graduação para a vivência profissional interativa, capacitando-o para formular e executar um plano de pesquisa que será a diretriz e o marcador de capacitação para a apresentação do trabalho de conclusão de curso na área dos Transtornos da Comunicação Adquiridos e Neurodegenerativos.
Descrição da atividade
Atendimento da população; coleta, análise e discussão dos dados; elaboração de monografia
Indicadores de avaliação da atividade
Entrega de monografia e apresentação do trabalho final

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