Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0804 - Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Educacional: Programa Creche
Supervised practice in educational speech-language pathology: Day-care program

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Formar os alunos para a atuação profissional baseada em evidências dentro de três pressupostos básicos: acompanhamento do desenvolvimento normal da fala, linguagem e audição – com atenção para a diversidade cultural e linguística; determinação dos graus de risco para o desenvolvimento dos distúrbios da comunicação; identificação e intervenção precoce nos distúrbios da comunicação identificados; formação de competências para educadores e pais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58206 - Claudia Regina Furquim de Andrade
 
Programa Resumido
a) acompanhamento do desenvolvimento da comunicação em crianças frequentadoras de creches; b) identificação e determinação dos graus de risco para a instalação de um distúrbio da comunicação; c) intervenção precoce nos distúrbios identificados; d) formação de competências para educadores e pais.
 
 
 
Programa
Os alunos entrarão em contato com crianças normais, sem queixas, em situação pré-escolar. Através do preenchimento de protocolos específicos poderão acompanhar o desenvolvimento da comunicação. Aos alunos será também propiciada a entrada nas atividades de atenção primária para detecção de riscos e intervenção precoce nas crianças que apresentem sintomatologis. Para a formação de competências para educadores e pais os alunos estarão envolvidos em treinos e vivências que possibilitem aos pais e educadores a participação ativa no desenvolvimento da comunicação da criança e a atenção aos indicadores de risco que possam comprometer esse processo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão de situações e supervisão direta.
Critério
Desempenho prático, desempenho ético-moral, relatórios e prova, se necessário.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
Julie Causton, Ph.D., and Chelsea P. Tracy-Bronson. The Speech Language Pathologist's Handbook for Inclusive School Practices by, M.A. Brookes Publishing | 2014 |.
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0804

Clique para consultar o oferecimento para MFT0804

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP