Formar os alunos para a atuação profissional baseada em evidências dentro de três pressupostos básicos: acompanhamento do desenvolvimento normal da fala, linguagem e audição – com atenção para a diversidade cultural e linguística; determinação dos graus de risco para o desenvolvimento dos distúrbios da comunicação; identificação e intervenção precoce nos distúrbios da comunicação identificados; formação de competências para educadores e pais.
a) acompanhamento do desenvolvimento da comunicação em crianças frequentadoras de creches; b) identificação e determinação dos graus de risco para a instalação de um distúrbio da comunicação; c) intervenção precoce nos distúrbios identificados; d) formação de competências para educadores e pais.
Os alunos entrarão em contato com crianças normais, sem queixas, em situação pré-escolar. Através do preenchimento de protocolos específicos poderão acompanhar o desenvolvimento da comunicação. Aos alunos será também propiciada a entrada nas atividades de atenção primária para detecção de riscos e intervenção precoce nas crianças que apresentem sintomatologis. Para a formação de competências para educadores e pais os alunos estarão envolvidos em treinos e vivências que possibilitem aos pais e educadores a participação ativa no desenvolvimento da comunicação da criança e a atenção aos indicadores de risco que possam comprometer esse processo.
Julie Causton, Ph.D., and Chelsea P. Tracy-Bronson. The Speech Language Pathologist's Handbook for Inclusive School Practices by, M.A. Brookes Publishing | 2014 |.