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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0812 - Iniciação Científica I no Laboratório de Aprendizagem Sensório-motora
Undergraduate Research in Motor Learning I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
- Desenvolver no aluno habilidades científicas para desenvolvimento prático de pesquisa, organização e apresentação dos dados coletados, assim como redação e apresentação de relatórios e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Aprendizagem Sensório-Motora em individuos saudáveis e portadores de lesões no sistema nervoso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84616 - Maria Elisa Pimentel Piemonte
 
Programa Resumido
Elaboração e desenvolvimento projeto de pesquisa
 
 
 
Programa
- Cronograma da elaboração dO TCC
- Revisão Bibliográfica da pesquisa
- Normas para Leitura e fichamento dos artigos Científicos
- Redação da introdução do TCC
- Definição das etapas de coleta de dados
- Definição do instrumento de coleta de dados
- Coleta dos Dados
- Organização dos dados da pesquisa
- Operacionalização da análise estatística - Análise dos Dados
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método de avaliação será realizado por meio da verificação do desempenho do aluno na elaboração, coleta de dados e análise dos dados do TCC.
Critério
Nota atribuída ao processo de desenvolvimento do TCC
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):

Será oferecido um relatório final de recuperação (Res. COG 3583/89) no mês de fevereiro, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     

1. BOYD, L.A., WINSTEIN, C.J. Implicit motor-sequence learning in humans following unilateral stroke: the impact of practice and explicit knowledge. Neurosci Lett. 2001 Jan 26; 298 (1): 65-9.
2. DOYON J. Distinct Contribution of the Striatum and Cerebellum to Motor Learning. Brain and Cognition 2001; 45:189-211.GRAFTON ST, WOODS RP, MIKE T.Functional imaging of procedural motor learning: Relating cerebral bloog flow with individual subject performance. Human Brain Mapping 1994; 1:221-34.
3. HIKOSAKA O, NAKAMURA K, SAKAI K, NAKAMURA H. Central mechanisms of motor skill learning. Current Opinion in Neurobiology 2002; 12: 217-222.
4. HIKOSAKA O, SAKAI K M, IYAUCHI S, TAKIKO R, SASAKI Y, PUTZ B. Activation of Human Presuplementary Motor Area in Learning of Sequential Procedures: A Functional MRI Study. Journal of Neurophysiology 1996 July; 76(1): 617-21.
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6. JUEPTNER M, FRITH CD, BROOKS DJ, FRACKOWIAK RSJ, PASSINGHAM RE. Anatomy of Motor Learning.II. Subcortical Structures and Learning by Trial and Error. Journal Neurophysiological 1997; 77: 1325-37.
7. JUEPTNER M, STEPHAN KM, FRITH CD, BROOKS DJ, FRACKOWIAK RSJ, AND PASSINGHAM RE. Anatomy of Motor Learning.I. Frontal Cortex and Attention to Action. Journal Neurophysiological 1997; 77:1313-25.
8. KANDEL, E, SCHWARTZ, JH, JESSEL, TM. Princípios da Neurociência. Editora Manole, 2003.
9. KOLB, B E WISHAW, IQ. Neurociência do Comportamento. Editora Manole, 2002.
10. LAFLEUR MF, JACKSON PL, MALOUIN F, RICHARDS CL, EVANS AC, DOYON J. Motor Learning produces parallel dynamic functional changes during the execution and imagination of sequential foot movements. NeuroImage 2002; 16: 142-57.
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13. RAND MK, HIKOSAKA O, MIYACHI S, LU X, NAKAMURA K, KITAGUCHI K, SHIMO Y. Characteristics of sequential movements during early learning period in monkeys. Experimental Brain Research 2000; 131:293-304.
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15. WINSTEIN, C.J., MERIANS, A.S., SULLIVAN, K.J. Motor learning after unilateral brain damage. Neurophychologia, 1999 Jul; 37 (8): 975-87.


16. WULF G, SHEA CH. Principles derived from the study of simple skills do not generalize to complex skill learning.Psychon Bull Rev. 2002 Jun; 9(2): 185-211. Review


 

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