Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0832 - Cinesiologia Clínica
Clinical Kinesiology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o entendimento da cinesiologia humana, enfatizando o entendimento da função. Desenvolver o entendimento das alterações patológicas e funcionais da cinesiologia, introduzindo o conceito de causa raiz. Enfocar as bases das disfunções e sua aplicabilidade em fisioterapia Introduzir e desenvolver a habilidade de planejar e executar testes funcionais para investigação da causa raiz de queixas funcionais. Discutir a cinesiologia como forma de se entender o movimento como ferramenta terapêutica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
87241 - Clarice Tanaka
 
Programa Resumido
Introdução à cinesiologia clínica; cinesiologia e patocinesiologia dos complexos articulares – membro inferior, superior e tronco com enfase no entendimento da queixa funcional; análise mecânica e cinesiológica da postura e do movimento funcional humano; cinesiologia integrada; estudo da função e da alteração da função; bases da cinesiologia clínica para a avaliação da função; causa raiz, estratégia motora e sensorial do movimento funcional; bases da cinesiologia clínica como ferramenta terapêutica baseada em hipóteses.
 
 
 
Programa
INTRODUÇÃO À CINESIOLOGIA CLÍNICA Conceitos e definições Áreas de atuação da cinesiologia clínica e contribuições para a Fisioterapia CINESIOLOGIA E PATOCINESIOLOGIA DOS COMPLEXOS ARTICULARES DO MEMBRO INFERIOR; MEMBRO SUPERIOR; COLUNA VERTEBRAL Características funcionais X não funcionais dos segmentos articulares Aspectos patomecânicos e clínicos de relevância dos segmentos articulares Aspectos da estabilidade articular em condições patológicas ANÁLISE MECÂNICA E CINESIOLÓGICA DA POSTURA DO CORPO HUMANO integração da mecânica segmentar princípios mecânicos da avaliação postural aspectos patomecânicos e clínicos de relevância funcionamento mecânico do complexo articular movimentos articulares e aspectos da estabilidade articular FUNÇÃO E DISFUNÇÃO EM FISIOTERAPIA bases da cinesiologia para e entendimento da função e da alteração da função integração cinesiológica funcional equilíbrio tóraco-abdominal estabilidade central estabilidade segmentar funcional bases da cinesiologia para avaliação funcional QUEIXA FUNCIONAL, CAUSA RAIZ, ESTRATÉGIA MOTORA E INVESTIGAÇÃO FUNCIONAL Conceito de queixa funcional e causa raiz Caracterização do movimento funcional humano Relação dos desvios de alinhamento com a estabilidade e com o recrutamento muscular no movimento funcional PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TESTES FUNCIONAIS - HIPÓTESES Planejamento de testes funcionais Interpretação das respostas dos testes funcionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, seminários, leituras comentadas para aula, discussão de caso, relatórios de atividades.
Critério
Média ponderada de prova (50%), seminários (40%), relatórios de atividades (10%).
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Conforme Norma Res. COG 3583/89 exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação em prova teórico-prática, a ser realizada no mês de fevereiro do ano seguinte.
 
Bibliografia
     
SACCO, I.C.N; TANAKA, C. Cinesiologia e Biomecânica dos Complexos Articulares. Guanabara Koogan, RJ, 2008. HALL, S. Biomecânica Básica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2000. NORKIN,C.C.; LEVANGIE,P.K. Articulações estrutura e função: uma abordagem prática e abrangente. 2a. ed. Ed. Revinter, SP, 2001. NEUMANN D. A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético. Guanabara Koogan, RJ, 2006 SHUMWAY-COOK A.; WOOLLACOTT M. Controle Motor: Teoria e aplicações práticas. Manole, SP, 2003
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0832

Clique para consultar o oferecimento para MFT0832

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP