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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0835 - Iniciação à Pesquisa I - Campo: Ética, Ensino e Fundamentos da Terapia Ocupacional
Introduction to Scientific Research I - Ethics, Education and Foundations of Occupational Therapy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
- Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico ,como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e, por outro, permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas de seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.
- Desenvolver plano de estudos ou pesquisa sobre
a) Ética
b) Ensino de Terapia Ocupacional
c) Fundamentos da Terapia Ocupacional
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1373516 - Maria Helena Morgani de Almeida
3566790 - Sandra Maria Galheigo
 
Programa Resumido
Desenvolver as etapas de elaboração de um plano de estudos e/ou investigação acerca de temática de interesse do aluno, sob orientação docente. Redigir de maneira adequada o plano de estudos ou pesquisa.
 
 
 
Programa
1. Como elaborar um projeto de pesquisa
2. Delimitação de tema
3. Escolha de bibliografia de referência
4. Definição de objetivos
5. Definição de procedimentos de coleta e de análise de dados
6. Realização de levantamento bibliográfico sobre tema e campo de interesse do projeto
7. Estudo e discussão de bibliografia básica
8. Redação e apresentação de projeto/plano de pesquisa
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Avaliação contínua durante o desenvolvimento da disciplina, levando-se em conta: participação ativa durante as orientações, pontualidade e assiduidade, e cumprimento das tarefas propostas.
- Avaliação do desenvolvimento do conteúdo teórico-prático da disciplina, analisado através da qualidade do projeto/plano apresentado.
Critério
- postura de aluno adequada ao desenvolvimento do papel profissional e de atividades de pesquisa.
- o aluno deverá ter frequência igual ou superior a 70% e nota igual ou maior que 5,0.
Norma de Recuperação
Reapresentação de projeto de pesquisa em data a ser acordada entre alunos e professores, em semestre posterior ao desenvolvimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.
DEMO, P. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento, Petrópolis, Vozes, 1998
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989.
MINAYO, M.C.de S.,O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.
TRIVIñOS, A.N.S., Introdução à pesquisa em ciências sociais, São Paulo, 1990.
 

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