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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0836 - Iniciação à Pesquisa II - Campo: Ética, Ensino e Fundamentos da Terapia Ocupacional
Introduction to Scientific Research II - Ethics, Education and Foundations of Occupational Therapy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos

- Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico, como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e, por outro, permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas de seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.
- Desenvolver plano de estudos, previamente elaborado, sobre
a) Ética
b) Ensino de Terapia Ocupacional
c) Fundamentos da Terapia Ocupacional
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1373516 - Maria Helena Morgani de Almeida
3566790 - Sandra Maria Galheigo
 
Programa Resumido
Realização de trabalho de campo ou de revisão bibliográfica, análise de dados e elaboração de relatórios
e redação e apresentação de trabalho monográfico.
 
 
 
Programa
1. O trabalho de campo ou a organização de revisões bibliográficas
2. Elaboração e cumprimento de cronograma de atividades de pesquisa
3. Organização de diários e registros de trabalho de campo
4. A análise de dados
5. Trabalhando os dados a partir de referenciais teóricos relativos ao tema de interesse
6. Orientações básicas para redação de monografia ou artigo para apresentação na disciplina, segundo as normas estabelecidas para a Revista de Terapia Ocupacional da USP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Avaliação contínua durante o desenvolvimento da disciplina, levando-se em conta: participação ativa durante as orientações, pontualidade e assiduidade, e cumprimento das tarefas propostas.
- Avaliação do desenvolvimento do conteúdo teórico-prático da disciplina, analisado através da qualidade de um texto final redigido em forma de monografia ou de artigo sobre problema proposto no projeto de pesquisa delineado na disciplina requisito
Critério
- Postura de aluno adequada ao desenvolvimento do papel profissional e de atividades de pesquisa.
- O aluno deverá ter freqüência igual ou superior a 70% e nota igual ou maior que 5,0.
Norma de Recuperação
Reapresentação de artigo ou monografia sobre a pesquisa em data a ser acordada entre alunos e professores, em semestre posterior ao desenvolvimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989.
MINAYO, M.C.de S.,O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.
TRIVIñOS, A.N.S., Introdução à pesquisa em ciências sociais, São Paulo, 1990.

E outras obras relativas aos temas de interesse escolhidos pelos alunos.
 

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